Sistema muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Anatomia
Professora: Tricia
Aluna: Normeli Rodrigues da Silva

Sistema Muscular

1 – Introdução
Os músculos são órgãos ativos do movimento, formados por células especializadas em contração, movendo os segmentos do corpo por encurtamento e ou alongamento da distância que existe entre as extremidades fixadas (contração/relaxamento). Em geral, possuímos 600 músculos, sendo muitoos fatores que determinam essas variações, entre elas, os diferentes grupos raciais. Com relação à morfologia, tem-se o músculo estriado esquelético, o músculo estriado cardíaco e o músculo liso.
2 – Tipos de músculos
Contém 3 tipos de músculos: Esquelético: Está fixada aos ossos do esqueleto. As contrações do músculo esquelético exercem força nos ossos do esqueleto. São osúnicos músculos voluntários do corpo. Liso: Suas células não apresentam as estriações que são evidentes nas células musculares esqueléticas. É um músculo involuntário. Cardíaco: É um tipo de músculo que forma a parede do coração. É involuntário, como o músculo liso e estriado como, como o músculo esquelético.
3 – Desenvolvimento embrionário do músculo
Os músculos seguem diferentes padrõesde desenvolvimento. Esquelético: Com exceção dos músculos dos membros e alguns músculos da cabeça, desenvolvem-se dos somitos-massas embrionárias de células mesodérmicas. Liso: Como o tubo degestivo e os órgãos do corpo, formam-se no embrião, as células mesodérmicas migram até a partir de uma fina camada que os encobre. Essas células mesodérmicas desenvolvem-se nos músculos lisos docorpo. Cardíaco: As células mesodérmicas migram para o coração primitivo e o envolvem enquanto ainda ele está na forma tubular.
4 – Anatomia macroscópica dos músculos esqueléticos
Envoltório de tecido conjuntivo: As fibras musculares (individuais, chamadas fi) estão mantidas por delgadas bainhas de membranas de tecido conjuntivo chamados fáscias. Fixação do músculo esquelético: Estãoancorados ao esqueleto por extensões do endomísio, do perimísio e do epemísio. Forma do músculo esquelético: O arranjo dos feixes de fibras musculares varia nos diferentes músculos esqueléticos. Em alguns músculos, os fascículos correm paralelamente ao longo eixo do músculo, formando músculos em forma d fita do tira.
5 – Anatomia microscópica dos músculos esqueléticos
Com a ajuda de ummicroscópio fica evidente que as fibras musculares têm uma estrutura subcelular regular. São células multinucliadas. Composição dos miofilamentos: São compostos de proteínas, tanto os filamentos grossos como os delgados. Os filamentos grossos consistem principalmente de uma proteína chamada miosina. Os filamentos delgados dos sarcômeros são compostos principalmente pelas proteínas actina,tropomiosina e tropomina. Túbulos transversos e retículo sarcosplasmático: Conhecidos como túbulos transversos.
6 – Contração do músculo esquelético
Eventos celulares durante a contração: Requer estimulação do sistema nervoso para se contrair. A contração muscular requer energia. A energia é fornecida por um composto chamado trifosfato de adenosina. Fontes de energia para a contração: O ATPé produzido pela quebra metabólica da glicose ou do glicogênio nas células musculares. Nestas condições, os lipídios e mesmo as proteínas podem ser usadas para a produção de energia. Após o início da atividade muscular, como ATP sendo utilizado, esta reação se processa da esquerda para a direita e se forma ATP.
7 – Ações musculares
É contração dos músculos esqueléticos que causa os váriosmovimentos das diferentes articulações. Os músculos trabalham mais em grupos do que individualmente. Os músculos cujas contrações são principalmente responsáveis por um movimento particular, são chamados agonistas. Os músculos, cujas contrações oferecem resistência ao movimento são chamados antagonistas.
8 – Relações entre alavancas e ações musculares
Os movimentos produzidos pelas ações da...
tracking img