Sistema mrp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BASES DE FORMULAÇÃO DE UM SISTEMA MRP



1. Introdução
O presente trabalho visa expor de forma sucinta os principais conceitos relacionados com o Sistema MRP(Material Requierement Planing), que foi introduzido nos anos 60 pelas empresas Americanas, que buscavam uma otimização do processo produtivo.
Para uma melhor compreensão do tema alguns fundamentos básicos devem serressaltados, como planejamento da produção, gestão da demanda, e carteira de pedidos, pontos esses que serão abordados no decorrer do trabalho. No final do trabalho são expostos os conceitos de MRP II, com exemplificação de alguns softwares que auxiliam o processo produtivo, seus respectivos fabricantes e sistemas operacionais.

2. Conceituação de MRP (Material Requierement Planing)
O MRP surgiunos anos 60, tendo inicialmente com principal objetivo, permitir a empresa calcular variáveis como, quantidade necessária de componentes e o tempo que os mesmo deveriam estar disponíveis dentro processos produtivos.
Atualmente o sistema MRP apresenta uma configuração básica diferente da inicial, atuando na empresa de forma globalizada dentro dessa visão Slack (1997, 444) expõem que osistema MRP tem como principais funções "auxiliar a empresa a planejar e controlar suas necessidades de recursos com o apoio de sistema de informação computadorizados".

3. Conceito de Sistema de Informação
A conceituação de Sistema de Informação é essencial para o melhor entendimento de um sistema MRP e a sua interligação com as demais áreas administrativas. Segundo Kotler um sistema deinformação se configura por ser um agregado de pessoas, equipamentos e procedimentos que trabalham de forma sincronoma propiciando a geração de informações que serão utilizadas como pilares para o Planejamento organizacional. O conceito de Planejamento Organizacional será abordado no próximo tópico. Um Sistema de Informação proporciona um inter relacionamento entre todas as áreas administrativassuprindo-as de informação e recebendo resultados e dados, com a principal finalidade de gerar informação.

4. Planejamento Organizacional
O planejamento dentro de uma organização é fator essencial para o seu sucesso, a principal atribuição do planejamento é amenizar futuras crises que a empresa possa passar pelos percalços do mercado.
Para Porter (1986) o Planejamento pode ser expresso emtre níveis:
• Planejamento Operacional: Afeta principalmente a área produtiva da empresa onde esta principalmente subordinada a departamentos de Marketing e Produtiva.
• Planejamento Tático: Afeta a empresa de uma forma global, tendo como principais características, atuar como complemento da estratégia.
• Planejamento Estratégico: Visa como buscar uma evolução ou manter a posiçãoda empresa no mercado, utilizando análises setoriais e posição relativa de seus principais concorrentes.
Este trabalho abordará o sistema MRP como uma ferramenta que ira atuar como auxiliar no planejamento Estratégico e Operacional. Para tanto se torna necessário uma definição adequada de Planejamento da Produção, para uma clara elucidação e uma melhor compreensão do que realmente é umsistema MRP.
4.1 Planejamento da Produção
O Planejamento da Produção atua de forma a conciliar as aspirações do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento com as necessidades do Departamento de Marketing que filtra os anseios dos consumidores.
Segundo Slack o Planejamento da Produção apresenta como principais características "... garantir que a produção ocorra de forma eficazmentee produza pedidos e serviços como deve...", a citação acima exposta traz intrínseca o conceito de Demanda que será explorado posteriormente, sendo alvo de um estudo minucioso, para determinar suas interdependências dentro da cadeia produtiva e do Sistema Administrativo.
Ao Planejar a produção de determinado bem algumas variáveis devem ser consideradas:
• A quantidade a ser produzida....
tracking img