Sistema linfoide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Imunitário e Órgãos Linfóides

O sistema imunitário é constituído de células imunes e células acessórias que se organizam nos tecidos, interpostas à uma trama de fibras reticulares,células reticulares e capilares linfáticos, além das vênulas endoteliais altas (VEA).
As células imunes são representadas por linfócitos T e B, e plasmócitos, que desempenham a função imunecelular e humoral. As células acessórias são representadas por macrófagos, monócitos e neutrófilos entre outros. Estas células acessórias desempenham a função de defesa inespecífica através dafagocitose e secreção de produtos solúveis – citocinas e quimiotaxinas.
As VEA são vênulas pós-capilares com endotélio alto e são especializadas, estando localizadas nos tecido linfóides em áreasespecíficas, sempre próximas as zonas timo-dependentes. Os linfócitos T e B que saem dos tecidos linfóides para o sangue e linfa recirculantes são reconhecidos por receptores presentes nestas VEA, aderem eentram nos mesmos tecidos linfóides de onde saíram originalmente.
MALT

Na mucosa de diversas regiões do organismo - digestivo e respiratório – o sistema imunitário está representado poraglomerações esféricas – os chamados folículos linfóides - e linfócitos distribuídos ao acaso constituindo o GALT (tecido linfóide associado ao intestino) e o BALT (tecido linfóide associado aobrônquio), ambos constituindo o MALT (tecido linfóide associado à mucosa).
Estes folículos são estruturas temporárias, que aparecem e desaparecem de acordo com a necessidade de resposta imunitária.São denominados primários, quando apresentam uma coloração uniforme com linfócitos bem corados, e secundários quando apresentam um centro mais claro indicando zona proliferativa de linfócitosestimulados.
Em determinadas regiões do aparelho digestivo humano adulto há sempre estas formações citadas acima fazendo parte da estrutura histológica, representando uma importante barreira contra...
tracking img