Sistema linfatico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Correntes Eléctricas

Adriana Felipe
Nª 01
Ação 01
INTRODUÇÃO
A corrente elétrica é um fluxo de partículas com carga que se forma entre os dois extremos de um condutor quando entre eles existe uma diferença de carga elétrica ou diferença de potencial. O corpo humano é um condutor do tipo eletrolítico porque apresenta cargas livres sob a forma de íons. A corrente elétrica apresenta-serelacionada a três aspectos diferentes:
- tensão : medida em volts (V)
- intensidade : medida em ámpere e miliámpere em Medicina, Eletroterapia e Eletroestética
- resistência : medida em Ohm A resistência é representada em nosso caso pelo organismo humano onde será aplicada a corrente elétrica. A resistência da pele diminui muito quando ela se encontra mais hidratada favorecendo a passagem decorrente elétrica através das diferentes estruturas orgânicas. Dentro da atuação da corrente elétrica sobre o organismo humano podemos definir dois tipos de corrente: galvânica e farádica. A corrente galvânica é continuo sendo obtida por um gerador que se encarrega de manter a tensão constante. Sua aplicação dentro da área médica, da fisioterapia e da estética é muito variada dependendo, principalmentedas técnicas de atuação do equipamento a ser empregado. A corrente interrompida ou corrente farádica flui com intervalos de tempo de repouso e pode realizar diferentes tipos de ativação muscular, importante atuação também na área de reabilitação muscular nos tratamentos de Medicina Esportiva e Fisioterapia. A corrente farádica pode ser empregada em :
- baixa frequência onde há variação de 1 a 300Hertz e cujo efeito fisiológico é a excitação neuromuscular e consequentes contrações musculares com leve efeito analgésica
- média frequência onde há variação de 3.000 a 100.000 Hertz cuja indicação é promover analgesia acentuada
- alta frequência que atua com mais de 100.000 Hertz podendo ser empregada para provocar efeito térmico local. O uso dos diferentes tipos de equipamentos tanto decorrente galvânica como de farádica deve ser realizado observando-se previamente as contra-indicações relativas e absolutas para que sejam evitados incidentes sendo indispensável um treinamento específico do profissional. 

Corrente Eléctrica
“Desde há muito tempo que se sabe que as correntes eléctricas podem interferir com alguns processos fisiológicos do corpo humano, especialmente com processos deordem eléctrica que nele se desenrolam. Quando um nervo é excitado há modificações no transporte de iões nas fibras dos nervos e cada movimento dos músculos é acompanhado de um processo eléctrico; os impulsos eléctricos que nesta altura surgem são transmitidos aos músculos através dos nervos.”A corrente eléctrica consiste no deslocamento de cargas eléctricas, sob a forma de electrões (carregadosnegativamente), através dos metais e no vácuo, ou de iões nos fluidos e nos gases. À grandeza de uma corrente eléctrica é indicada pela sua intensidade medida em amperes. Num circuito eléctrico, como os existentes nas casas, a corrente eléctrica serve para transportar energia eléctrica que será convertida noutras formas, como energia luminosa, calor ou movimento (energia cinética).


Quandotemos dois corpos com números diferentes de electrões, dizemos que possuem cargas eléctricas diferentes. Ligando-se estes dois corpos através de um caminho condutor de electrões, estes passarão de um corpo ao outro, procurando equilibrar as cargas eléctricas.
Ao movimento de electrões através do "caminho condutor" chamamos Corrente Eléctrica. Logo, corrente eléctrica é o movimento de electrões deum átomo para outro, resultante do excesso ou falta de electrões de um determinado átomo.

Carga Eléctrica
Carga eléctrica é uma propriedade da matéria, armazenada em grande quantidade no corpo que nos rodeia, mas a sua percepção não ocorre facilmente.
Acredita-se na existência de dois tipos de carga, positiva e negativa, que em equilíbrio não são perceptíveis. Quando há tal igualdade ou...
tracking img