Sistema Linfatico

Páginas: 4 (942 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2013
Sistema Linfático

O sistema Linfático é uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que transportam o fluido linfático dos tecidos de volta para o sistemacirculatório. Ele é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
E possui três funções inter-relacionadas:
1.Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais,
2. Absorção dos ácidos graxos e transporte subseqüente da gordura para o sistema circulatório e,
3. Produção de células imunes (comolinfócitos,monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).

Função

Drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasoslinfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa. ( linfa: líquido entre as células apresenta uma composição semelhante a do plasma sanguíneo, porém não possui as células sanguíneas. A linfa é composta poruma combinação de proteínas, uréia, linfócitos e sais minerais.)
Ele também transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve osnutrientes para todo o corpo.
Outra função do tecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruiçãodestes dentro de seus linfonodos. ( Para entendermos o que são os linfonodos, uma forma bem simples é pensarmos neles como filtros, uma vez que a linfa passa por vários deles antes de chegar à correntesanguínea, ele ficam retidos os agentes causadores de doenças até sua eliminação.)

Órgãos linfáticos
*Baço: E um órgão linfóide apesar de não filtrar linfa, ou seja, é um órgão excluído dacirculação linfática, porém interposto na circulação sangüínea e cuja drenagem venosa passa, obrigatoriamente, pelo fígado. Possui grande quantidade de macrófagos que, através da fagocitose, destroem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema linfático
  • Sistema linfático
  • Sistema linfatico
  • Sistema Linfático
  • Sistema linfatico
  • sistema linfatico
  • SISTEMA LINFÁTICO
  • Sistema Linfatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!