Sistema linfático

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Linfático
Nesse sistema circula a linfa, liquido esbranquiçado que corre no interior da rede de vasos linfáticos, formado por parte do plasma sangüíneo e pelos glóbulos brancos, por líquidosdrenados dos espaços intersticiais e células de defesa, tais como os macrófagos (células fagocitárias) e linfócitos (tipos de leucócitos).
Os vasos linfáticos são dotados de válvulas que impedem ofluxo da linfa. A circulação linfática é lenta e depende dos batimentos cardíacos e dos movimentos da musculatura esquelética. A rede de vasos linfáticos converge para ductos na região torácica. Estetransporta a linfa para as veias subclávias (ramificações da veia cava superior) dos braços. Neste “entroncamento”, substâncias da linfa são devolvidas ao sangue.
Funções: todo o excesso de liquidoque sai dos capilares sanguíneos e que banha as células do corpo flui para um sistema de vasos diferente do sistema cardiovascular: o sistema linfático. O líquido recolhido é a linfa, ela é formada porparte do plasma e por glóbulos brancos. A linfa, que flui dos tecidos para o coração, unidirecional (somente neste sentido) é conduzida para vasos mais grossos até retornar à circulação sanguínea e semisturar com o sangue.
O sistema linfático auxilia na drenagem dos líquidos do corpo que ocupam os espaços entre as células, contribuindo com o sistema cardiovascular na remoção do excesso desseslíquidos. Junto à rede de vasos linfáticos há os linfonodos. Eles são pequenos órgãos arredondados especializados na filtragem da linfa e na produção de glóbulos brancos. Quando ocorre uma infecção,provocada por vírus, bactérias ou algum outro agente estranho ao organismo, o linfonodo incha e forma a íngua. Ao observar uma íngua é possível detectar um processo infeccioso ainda no início. – Defesa doorganismo.
Constituição do sistema linfático: É formado pela linfa, pelos vasos linfáticos e por órgãos como o timo, o baço, as tonsilas palatinas e os linfonodos.
- Linfa: Líquido semelhante ao...
tracking img