Sistema linear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Pág.
Introdução...................................................................................................................4
Poluição sonora e seus efeitos em Belém 5
Na saúde humana 7
Ao patrimônio histórico 9
Às plantas e aos animais.............................................................................. 10
Possíveis soluções 11Conclusão.................................................................................................................13
Bibliografia................................................................................................................14
Anexos.......................................................................................................................16













Introdução
Apoluição sonora ocorre quando em um determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.
O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. O aumento do nível dele nas cidades e reclamações da população é crescente, no entanto, não hámuitos dados sobre a exposição sonora e o incômodo causado à população (Sousa 2004). Nas áreas urbanas, os ruídos acima do suportável, superiores a 65 decibéis, são produzidos principalmente pelos meios de transporte, canteiros de obras e pela própria vizinhança. A exposição excessiva a esses ruídos afeta o desempenho fisiológico e mental, reduz o desempenho no trabalho, aumenta a fadiga, causainsônia, dor de cabeça crônica, hipertenção e alterações hormonais. Ruídos acima de 85 decibéis podem provocar surdez permanente se a exposição for contínua (OMS 1995).
Em Belém, a média do nível de ruídos nas avenidas de grande fluxo em zonas habitacionais e de uso misto é de 83 decibéis, acima do que foi estipulado na lei municipal (70 decibéis). Esse nível está acima da média de 78 decibéis deLondres, uma das cidades mais barulhentas da Europa (Prasher 2007). Em Belém, os ruídos estão acima do suportável e as reclamações contra isso são cada vez mais freqüentes. É urgente fazer valer a lei que garante o silêncio como direito de todos.
Mas, de acordo com o neurofisiologista Fernando Pimentel Souza, da UFMG, a poluição sonora ainda não recebeu a devida atenção.
Assim, neste trabalho, osalunos procuraram abordar os efeitos da poluição sonora em Belém, na população no dia a dia, nas plantas, nos animais e possíveis soluções individuais e à sociedade da mesma, esperando, dessa forma, conscientizar a população sobre os malefícios do som intenso e constante à todos.

1. Poluição sonora e seus efeitos em Belém
Segundo a Lei Municipal de Belém, poluição sonora é toda emissão desom, vibração ou ruído que, direta ou indiretamente, seja ofensiva ou nociva à saúde física e mental, à segurança e ao bem estar do indivíduo ou da coletividade, ou transgrida as disposições da lei (Art. 6º, Lei nº 7990 de 10/01/2000).
Ainda nesta lei, no artigo 8º delimitam-se os níveis de intensidades sonoras, em deciBel – unidade de intensidade sonora - de acordo com as normas estabelecidas pelaNBR 10.151 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que são de 70 dB no período diurno e de 60 dB no período noturno para ambientes externos (Anexo 1); e para ambientes internos, 55 e 50 dB, respectivamente (Organização Mundial de Saúde – OMS).
Devido ao crescimento da população, das indústrias, do consumo e dos avanços científicos e tecnológicos, a poluição sonora tornou-se elevada ealvo de discussões sobre como diminuir seus efeitos no meio urbano.
Segundo Erick Casseb Guimarães, Engenheiro Mecânico, os “desfiladeiros urbanos” podem amplificar o ruído de tráfego, em razão de múltiplas reflexões nas fachadas das edificações que estão ao redor das vias de tráfego.
Para o pesquisador, a verticalização absorve vários problemas de ordem ambiental existentes, por exemplo, o...
tracking img