Sistema limbico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Slide 3 – Hess

Grande fisiologista suíço, que foi um dos pioneiros no estudo do sistema límbico. Na realidade, ele estudou os diversos mecanismos emocionais presentes no cérebro. Implantou eletrodos em animais, estimulando diversas regiões encefálicas e estudando qual era a reação. Essa pesquisa delimitou alguns conceitos, como a regulação do hipotálamo em processos vitais e a importância dasestruturas do sistema límbico no processo emocional.

Slide 4 e 5 – Tronco encefálico
Esta estrutura não faz parte do sistema límbico, entretanto, tem importante papel no processo de expressão da emoção, agindo na expressão das mesmas. Área de importantes centros nervosos, além da presença de núcleos de nervos cranianos.

Slide 6,7,8 – Hipotalamo
Desempenha um papel primordial no processoemotivo e de expressão das emoções.Se localiza no centro do SL, por isso determina muitos mecanismos e processos.Há uma discordância entre alguns autores sobre quais partes do hipotálamo compõem o sistema límbico.Enquanto alguns afirmam que todo o hipotálamo é participante do sistema, outros afirmam que apenas algumas estruturas fazem parte dele.
Slide 9 e 10- Tálamo
Sua relevância no processoemocional é decorrente de suas conexões com as estruturas do sistema límbico e as demais estruturas do sistema nervoso.
Slide 11 e 12 – Área pré-frontal
Área que se relaciona com o comportamento social.(Citar o famoso caso de Phineas Gage,que em 1848 sofreu um acidente.Trabalhava numa estrada de ferro, e teve a cabeça na área da região frontal do cérebro lesada por uma barra de ferro com um metro emeio. Conseguiu sobreviver ao acidente, porém depois, Gage, que antes do acidente era uma pessoa tranquila, serena e responsável, começou a demonstrar um comportamento totalmente incompatível com ao que apresentava, sendo irresponsável e agressivo. Essa situação despertou a atenção dos neurocientistas, que posteriormente descobriram a importância da área pre frontal no processo da emoção e docomportamento.
Slides 13 ao 17 – Sistema Lìmbico.
Começamos a falar agora do sistema límbico propriamente dito. Anatomicamente, é definido como um anel cortical que está na face medial do cérebro e contorna as formações inter-hemisfericas.É certamente um dos sistemas cerebrais mais complexos devido a suas complexas ligações e diversas conexões com outras estruturas.Durante muito tempo, acreditou-seque o sistema límbico pertencia ao rinencéfalo,ou seja a parte do encéfalo responsável pelo olfato.Após diversas pesquisas e estudos, hoje sabe-se que o sistema límbico possui importância no processo emotivo e no de memoria, e não se relaciona com o rinencéfalo.

Também exerce função reguladora do sistema nervoso autônomo.
Slide 18- Paul Broca
Cunhou o termo Lobo límbico, que do latimsignifica aquilo que contorna, para designar as estruturas.Sua grande importância no assunto se deve ao fato pelo seu pioneirismo em observar as estruturas e suas possíveis funções.
Slide 19 ao 22 – Papez
Grande neurologista americano, talvez o grande responsável pela elucidação dos mecanismos do sistema límbico. Elaborou um circuito, o circuito de Papez,que atuando harmonicamente, é responsável pelomecanismo de elaboração das funções centrais das emoções (afetos), bem como de suas expressões periféricas (sintomas).
CIRCUITO DE PAPEZ (segundo Machado e mais completo)
Um circuito fechado que tem seus impulsos nervosos direcionados na seguinte sequencia.

Hipocampo-fórnice-corpo mamilar-fasciculo mamilo talâmico-nucleos anteriores do tálamo-capsula interna-giro do cíngulo-giro parahipocampal-hipocampo, fechando o circuito.
HIPOCAMPO: liga-se às pernas do fórnix por um feixe de fibras situadas aolongo de sua borda medial, a fímbria do hipocampo;

FÓRNIX: liga-se ao corpo mamilar através de suas colunas que cruzam a parede lateral do III ventrículo;

CORPO MAMILAR: liga-se aos núcleos anteriores do tálamo pelo fascículomamilo-talâmico;

NÚCLEO ANTERIOR DO TÁLAMO: projeta...
tracking img