SISTEMA LI MBICO Resumo Anatomia

1445 palavras 6 páginas
SISTEMA LÍMBICO

Parte do sistema nervoso que comanda outras coisas por comportamento emocional;
Emoção: altamente complexa
Psiquiatria: estuda alterações emocionais
Psicologia: idem
Tudo que acontece no cérebro, se reflete na bioquímica de neurônios  controlada por medicamentos
Comportamentos: alegria, tristeza, medo, prazer, raiva  inerentes da espécie humana
Todo comportamento tem um componente chamado central subjetivo (emoção) e o componente periférico (objetivo, comportamento). Ex: raiva – a sensação é a parte central, já o fechar de olhos, espernear, coração acelerado é a expressão, ou seja, o periférico.
A sensação de tristeza é emocional, mas o lacrimejo e o choro, dor são componentes periféricos.

No tronco encefálico, núcleos de nervos cranianos viscerais e somáticos estão relacionados com a expressão de emoções (lacrimejamento, salivação, taquicardia, eriçar de pelos)
Teremos os centros viscerais da formação reticular, que são centro do vômito (causa náusea e vômito), centro do acordar, centro do dormir, centros de lacrimejamentos  centros esses que estimulam os núcleos de nervos cranianos, sendo interrelacionados.
Com o tronco encefálico, ocorrerá a resposta periférica, que é o choro, fisionomia, contração dos mm. da mímica facial pelo n. Facial, sudorese, taquicardia.
A resposta periférica, muitas das vezes é independente da nossa vontade, sendo puramente reflexas

O hipotálamo é uma região que trabalha na regulação dos processos motivacionais, já que tem centro controlador de emoções. Além disso, é o centro que controla todos os fenômenos emocionais, que são todas as respostas periféricas. Trabalha tanto com a motivação das emoções, quanto com seus fenômenos emocionais.
Ex – Lesão do núcleo ventromedial do hipotálamo: resulta em agressividade. São vistas em pacientes com tumores e sangramentos, assim como ser induzidas em animais (Centro de agressividade).
Há também os centros de prazer

O tálamo é outro órgão importante. O núcleo

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas