Sistema kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O ambiente de mercado em que as empresas estão inseridas alterou-se profundamente com a diminuição das barreiras alfandegárias e, consequentemente, com o aumento da competitividade. A formação de grandes blocos econômicos mostra que esta concorrência é de caráter internacional. A economia atual impõe que as empresas tenham um compromisso ainda maior com o contínuo aperfeiçoamento deseus produtos, processos e eliminação dos desperdícios. As ineficiências não podem mais ser repassadas ao cliente, pois este possui agora opção de oferta proporcionada pela queda das barreiras alfandegárias e pela conseqüente abertura de mercados. A vantagem competitiva baseada na dimensão de tempo está associada aos objetivos da produção: velocidade, pontualidade e flexibilidade. O Kanban ébaseado na idéia onde atividades em andamento devem ser limitadas. Um novo item só pode ser iniciado quando o item em andamento é finalizado ou quando uma função automática inicia o mesmo instantaneamente. O Kanban, basicamente, tem como principal objetivo transformar o trabalho em andamento visível para toda equipe, criando um sinal visual que indica que o novo trabalho pode ou não ser iniciado e seo limite acordado para cada fase está sendo respeitado.

O Kanban

O Kanban é uma simbologia visual utilizada para registrar ações. A palavra Kanban teve a sua origem no Japão, e pode ser traduzida como cartões em que você pode ver e tocar. Foi inventado pela Toyota, fazendo parte do famoso sistema Toyota de produção e está associado a sistemas puxados e ao conceito de entrega just-in-time deprodutos.  Sua utilização não é algo novo na indústria brasileira, que começou a aplicar esta ferramenta na década de 80. vem sendo muito difundido e utilizado na indústria brasileiras nos últimos anos, e mais recentemente tem sido implementado com sucesso também na indústria de softwares.É uma prática de gestão de estoque e controle de fluxo de peças dada pela utilização de cartões, chamadotambém de Gestão Visual. Estes cartões auxiliam o planejamento da produção e o controle de estoques, representam a necessidade de peças e itens para o processo produtivo e podem ser utilizadas em meio de impressos, luzes coloridas ou mesmo locais demarcados. A utilização do kanban possibilita a sintonia entre a gestão do estoque e a produção. Ele pode ser subdividido em dois tipos: o de produção e o demovimentação, mais o sistema kanban podem ser aplicados somente em fábricas com produção repetitiva.

Kanban de Produção e de Movimentação


- O kanban de produção geralmente é utilizado no início da linha. Ele tem o objetivo de indicar a quantidade certa de peças e componentes necessários para determinada linha. É uma forma de solicitar peças para a linha de produção, facilitando eagilizando todo o processo.
Este sistema, atualmente pode ser visto trabalhando em conjunto com sistemas ERP, que controlam a necessidade de peças e ítens nas diferentes fases da linha de produção. É comum também a utilização do Kanban eletrônico que possui a vantagem de eliminar perdas de cartões ou mesmo a falta de atualização dos quadros.
- O Kanban de Movimentação, também conhecidos como kanbans detransporte, ou kanbans de requisição, são utilizados na movimentação de material entre células de produção distantes entre si, entre local de produção e armazém ou qualquer outro caminho pelo qual o produto deverá ser transportado somente por uma pessoa designada para esse fim. Dessa maneira, os operários mais especializados dedicam mais tempo em atividades de produção e montagem que agregam valorao produto.

Funcionamento do Kanban

Empresas diferentes possuem necessidades diferentes e produzem de modo diferente, produtos diferentes. Então, é de se esperar que os kanbans estejam adaptados às realidades locais de onde estão sendo usados e variem a sua forma, cor e método de uso.
Não só o gestor, mas todos os funcionários podem sugerir como os cartões devem ser implementados, qual o...
tracking img