Sistema kaizen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera

Alunos:
Erika Aparecida Torres RA: 3357569450 Email: erikkatorres@bol.com.br
Fabiano Sanches Rubio RA: 3300493022 Email: Fabianorubio1977@hotmail.com
Josias Inácio da Silva RA: 3339552669  Email: josiassilva.7@hotmail.com
Valdir Renato Fini RA: 333854502  Email: vfini@itelefonica.com.brFelipe Medina RA: 3384576028 Email: felipemedina@uol.com.br
Gisele Antunes Delvaje RA: 3384577974 Email: gidelvaje@gmail.com
Juliana Rodrigues da Silva RA: 3357569461 Email: July_amada2010@hotmail.com

Sistema de produção da teoria da administração:
Kaizen

Piracicaba
2011
Índice

Introdução...................................................................................................04
Sistema Kaizen.............................................................................................05
Atividades de custo Kaizen no local de trabalho..........................................06
Sistema Toyota de Produção (STP)..............................................................06
Direcionadores de custo nas atividades decusto kaizen..............................07
Custo kaizen no Japão...................................................................................08
Considerações finais .....................................................................................09
Referências bibliográficas.............................................................................10

IntroduçãoAtualmente as empresas sofrem constantes pressões do mercado, devido à alta competitividade e às crescentes inovações tecnológicas que encurtam o ciclo de vida dos produtos e obrigam as empresas a reduzirem seus custos continuamente. Muitas empresas não sobrevivem neste mercado por não adotarem métodos de mensuração e controle de seus custos.
Para que as empresas atinjam umagestão de custos eficiente de modo a acompanhar as mudanças que ocorrem continuamente no ambiente de negócios, é extremamente necessária, além do conhecimento de seus custos, uma busca constante de redução e melhoria contínua dos mesmos. Essa redução e melhoria contínua podem ser obtidas através da utilização dos métodos do custo-alvo, que tem como principal propósito a determinação de um custo-metapara um produto ou serviço com base no preço pelo qual o consumidor está disposto a pagar.
A melhoria contínua significa a empresa estar a cada dia, e em todos os processos, introduzindo alternativas de redução de custos, mantendo a qualidade de seu produto ou serviço final. Esse resultado poderá ser obtido na empresa com a prática do método kaizen que significa melhoria contínua econstante.
O custo kaizen prima por manter os níveis correntes de custo para os veículos manufaturados e trabalhar continuamente para reduzir os custos aos valores desejados pela empresa. Seu principal objetivo é a constante busca por reduções de custos em todas as etapas da manufatura, auxiliando a eliminar a diferença entre lucros-alvo e lucros estimados. (MONDEN, 1999). Com a forte pressãodo mercado para a redução de preços e conseqüentemente a minimização das margens de lucro, o sucesso e continuidade da empresa estão na capacidade que ela tem de reduzir seus custos. Portanto, é fundamental que as empresas adotem algum método de gestão de custos que se adéqüe à sua realidade para que se torne possível a busca sistemática de reduções nos custos de seus produtos, até o patamar quepermita a obtenção de um retorno satisfatório.
Existem dois métodos de custos que surgiram na indústria automobilística japonesa e que são perfeitamente adaptáveis à realidade de qualquer país: o custo alvo e o custo kaizen. O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de custo kaizen e as formas pelas quais este método pode auxiliar na redução de custos modificando continuamente...
tracking img