Sistema inteligente de rastreamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 88 (21814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

De acordo com Chiavenato (1999), o cenário global, onde estão inseridas, as organizações sofrem a concorrência de mercado e tem resultado aquela que melhor souber gerenciar seus recursos, habilidades, pessoas e tecnologia. Elas buscam, constantemente, requisitos mínimos para se manter no mercado e para isso é necessário fazer das organizações modelos de gestão baseados natecnologia e procurar uma forma mais inteligente de utilizar os recursos disponíveis na empresa. São vários os recursos que dispõem as organizações, mas depende de como as informações serão administradas. Portanto, através da ferramenta técnica de Gerenciamento Estratégico, a empresa pode gerir seus recursos (físicos humanos e conhecimento).
Desta forma, buscam se especializar ediferenciar seus bens e serviços, oferecendo a funcionalidade desejada pelos clientes e, ao mesmo tempo, garantir os lucros pretendidos. Um número cada vez maior de empresas está se especializando, tendo como foco principal o cliente e o desempenho do empreendimento. Buscam estes aspectos de diferentes formas, concentrando as atividades em fusões empresariais, ou até mesmo monitorando a concorrência pormeio da aquisição de outra marca, a fim de balizar os preços no mercado.
As mudanças decorrentes da competição e o acesso rápido às informações tornam a concorrência cada vez mais acirrada. O acesso rápido às informações é decorrência, principalmente, dos avanços na tecnologia da informação e da comunicação.
Dentro desse contexto, segundo Ballou (1993), a evolução da logísticaempresarial tem apresentado avanços significativos, por ser considerado um dos fatores essenciais para a competitividade das empresas. De acordo com o autor, há sem dúvida, diversos fatores que aceleraram este desenvolvimento, dos quais podem ser citados: a pressão por maior giro e redução de estoques, o atendimento a mercados distantes e a crescente inovação tecnológica.
A programação noatendimento de transporte tem sido motivo para estudos e pesquisas. O modo de programação e aplicação de regras voltadas para o atendimento de transporte tem se revelado empírico, na maioria dos casos, baseados em experiências e técnicas simples e convencionais. Por si só, tais planos podem não ser suficientes para proporcionar a uma organização a garantia de desempenho dos requisitos para ogerenciamento de frota e necessidades das partes interessadas.
A programação de transporte no atendimento a logística de suprimento na movimentação de cargas, não é tarefa fácil, uma vez que as demandas são quase sempre emergenciais e de difícil previsão, gerando uma grande quantidade de requisições de transporte, aliadas a enorme área geográfica e a dinâmica das operações, fruto de resultados.Para solucionar esse problema a logística pode utilizar recursos tecnológicos que garantam a modernização da área de transportes e a evolução através do uso de equipamentos e metodologia que soam como uma revolução. Entre algumas dessas evoluções estão o uso dos equipamentos com captura de imagem, a capacidade de conectividade desses equipamentos, interoperacionalidades entre redes, redescelular, antenas de radiofreqüência, processadores mais rápidos, o que determina o atendimento com segurança, rapidez e de baixo custo, permitindo que a empresa alcance uma gestão produtividade na cadeia logística mais eficiente
Assim, pretende-se com este trabalho, enfocar de maneira especial o transporte de cargas. Dentro deste, enfatizar o uso de sistemas de rastreamento pelasempresas transportadoras de carga, analisando o potencial da implantação e utilização de sistemas de rastreamento no transporte de cargas na operação e na estrutura logística de suas frotas. Além disso, será abordado um estudo de caso contendo informações referentes sobre como é executado os transportes de cargas da empresa Petrobras tendo como campo de estudo a unidade de exploração e produção de...
tracking img