Sistema integrado de gestao unisul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

| Avaliação a Distância (AD) |

Unidade de aprendizagem: Sistemas Integrados de Gestão
Professor:
Nome do aluno:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade viaEspaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Estudo de Caso*
O método utilizado para o trabalho é o estudo de caso, que se caracteriza pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos de maneira que permita a investigação de seu amplo e detalhado conhecimento. (YIN, 2005)
A coleta dos dados foi realizada através da verificação de documentos da empresa, e de informações adquiridas junto aogerente de custos e ao Coordenador de TI, abordando a investigação dos critérios utilizados para a análise de investimentos. As questões são elaboradas com base na literatura existente na área visando responder aos objetivos da pesquisa. Foram realizadas visitas e observações do processo e dos projetos de expansão.
A unidade de pesquisa é um Grupo Industrial de porte médio, atuante nas áreas depapel, madeira, reflorestamento e agricultura, situada no município de Guarapuava-Paraná, e aqui denominado como Alfa.
Como a maioria das empresas, a Alfa não possui um projeto formal de Análise de Investimentos na área de TI. No entanto, as decisões são tomadas com base na experiência e na intuição do coordenador, que verificou a necessidade de que houvesse a substituição do sistema ERP da empresa,bem como nas necessidades dos vários setores. Um dos critérios utilizados para constatar essa necessidade foi a comparação com os gastos anuais de manutenção dos sistemas anteriormente utilizados. Outra grande necessidade verificada é a de que haja a maior integração do grupo industrial, que hoje possui um tipo de sistema para cada unidade de negócio, dificultando a tomada de decisões.
Para esseestudo considerou-se a análise do caso descrita sob três perspectivas: análise do processo de escolha do sistema, análise de custos e por fim, análise dos benefícios já visualizados em dois anos de implantação.
1- Análise do Investimento
Para a escolha do sistema considerado mais adequado, não foram utilizadas as técnicas tradicionais de análise de investimentos existentes, devido às limitaçõesdessas quando se refere a investimentos em TI. O método adotado foi o Information Economics que, segundo Graeml (2003) consiste nas seguintes etapas para o processo decisório:
- os usuários-chave dos departamentos da empresa listam os benefícios tangíveis e intangíveis que esperam do investimento;
- levando em conta os benefícios esperados pelo departamento, o departamento de informática faz umaanálise das alternativas existentes;
- uma equipe avalia os benefícios e os riscos envolvidos nas alternativas sugeridas pelo departamento de informática, comparando-as e decidindo por uma delas.
Segundo Graeml (2003, p.114) "esses procedimentos valorizam os usuários do sistema, que têm voz ativa na decisão do investimento, o que ajuda a garantir, ainda, maior comprometimento, melhor aceitação e menorresistência a implantação das soluções propostas." De acordo com essa metodologia, foram percorridos os seguintes passos:
a) Lista de Benefícios esperados: os usuários-chave dos departamentos da empresa com interesse no projeto listaram os benefícios tangíveis e intangíveis que esperam do investimento. Essa lista está relacionada com objetivos estratégicos e leva em consideração fatores quecontribuam para o crescimento da organização.
* Integrar todas as áreas da empresa;
* Disponibilizar informações gerenciais;
* Maior segurança;
* Menos erros;
* Maior e melhor controle sobre as operações;
* Tomadas de decisões financeiras superiores;
* Relacionamento com clientes - CRM;
* Negócios via Internet - e-business.
b) Balanço Técnico: no segundo passo, foi elaborado um balanço técnico das...
tracking img