sistema imunologico


Introdução

Falaremos neste trabalho sobre o sistema imunológico mostrarei que dentro do nosso corpo há um impressionante mecanismo de proteção, chamado sistemaimunológico. Ele foi elaborado para defender-nos de milhões de bactérias, micróbios, vírus, toxinas e parasitas que invadem nosso corpo. Possuindo vários tipos de defesa e órgãos contribuintes, queserão apresentados nas páginas seguintes.























O sistema imunológico ou sistema imune, ou ainda imunitário consiste numa rede de células, tecidos e órgãos queatuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microorganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas(veneno de animais peçonhentos). Ou seja, é um sistema que protege o organismo contra doenças. De modo a funcionar corretamente, o sistema imunológico deve detectar uma imensa variedade de agentes, desdeos vírus aos parasitas, e distingui-los do tecido saudável do próprio corpo.

As substâncias estranhas ao corpo são chamadas de antígenos. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidaspelo próprio sistema imunológico, denominadas anticorpos.

Quando o sistema imunológico não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.

Adefesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de respostaimune.

As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos.Macrófagos

São importantes na regulação da resposta imune. Estão presentes nos tecidos conjuntivos e no...
tracking img