Sistema imunologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doutor Drauzio Varella está de volta pra apresentar uma nova série no Fantástico: “Corpo Humano – o que acontece dentro da gente”.

Essa série é especial porque ela reúne o que há de mais recente nas pesquisas cientificas sobre o funcionamento do organismo. O Fantástico vai explicar, com animações gráficas de última geração, as proezas diárias do corpo humano. Vamos conhecer o destemidoexército que existe dentro de nós.

Nove meses atrás, o bebê não passava de uma única célula, que a gente só vê no microscópio. Ao nascer, somos três trilhões de células, e a tranquilidade do útero materno acabou. Nas primeiras cinco horas de vida, o bebê descobre as luzes, os sons, o frio e o calor do mundo externo. E pra sobreviver, precisa matar a fome, lutar contra os germes e, o mais importantede tudo, respirar por conta própria.

A série que começa neste domingo (9) vai mostrar as habilidades surpreendentes da máquina mais extraordinária que existe na terra: o corpo humano.

São seis braços, seis pernas. Sessenta dedos. Paula está grávida de trigêmeos. Até o parto, o volume do útero dela vai ficar mil vezes maior do que o normal.

Nos Estados Unidos, um alpinista completamentecego está enxergando com a ajuda da língua. Parece mentira. Um atleta de Santa Catarina aguenta mais de 18 minutos embaixo d’água sem respirar. E na Islândia, o homem gelo desafia temperaturas que em pouco tempo nos levariam à morte.

Começa agora uma viagem fantástica pelo corpo humano. É hora de descobrir o que acontece dentro da gente.

Arriscar a própria vida pra fazer uma entrega a jatoé conviver com um susto atrás do outro.

“A mão sua, a gente fica gelado, o coração vai na boca”, disse o motoboy Edilson do Nascimento.

Edilson é um entre milhares de motoboys que desafiam diariamente o caos do trânsito de São Paulo.

“Já tive amigo que perdeu perna. Já fui em enterro de amigo meu”, contou.

A profissão de motoboy é uma das mais perigosas do mundo. Mas isso não énada comparado com os perigos que seu corpo corre todos os dias, na luta silenciosa contra milhões de inimigos ferozes, sem você sentir nada. A verdade é que todos nós vivemos num mundo hostil, cheio de ameaças imprevisíveis e invisíveis.

O espirro é dos mecanismos que o corpo humano usa pra se defender. É uma explosão que pode atingir 160 quilômetros por hora, disparada para expulsar os agentesque irritam a mucosa, tecido que recobre a parte de dentro do nariz. Partículas de poeira, ácaros e milhões de micróbios.

As gotinhas que saem junto com o espirro podem chegar a dez metros de distancia, transmitindo os germes de uma pessoa pra outra.

Quando um germe invade o organismo, o corpo reage rapidamente, acionando as defesas imunológicas. Um exército de glóbulos brancos presentesna corrente sanguínea e nos tecidos.

Imagens de microscópio mostram os fagócitos, um esquadrão especial deste exército. Glóbulos brancos que devoram os germes invasores. Eles parecem desengonçados, mas atacam as bactérias.

Uma simples gotinha de sangue tem 400 mil fagócitos. Parece muito, mas eles são uma minúscula fração das forças armadas que o organismo convoca pra combater asinfecções.

Uma cena clássica do inverno: o pronto-socorro infantil lotado. Cheio de crianças como Stephanie, e os gêmeos Pablo e Pietro. As mais novas vítimas dos vírus mais infecciosos do planeta: os vírus da gripe e do resfriado. E se por fora, eles parecem amuadinhos, por dentro, foi deflagrada uma guerra, que está só começando.

O vírus da gripe costuma atacar primeiro o fundo da garganta. Ficadifícil engolir, e o sistema imunológico reage. O corpo entra em estado febril.

O vírus gosta da temperatura interna do corpo humano, 37°C, é isso que ele gosta. Se a temperatura vai pra 38°C, 39°C, o vírus começa a morrer. Então a febre é uma defesa do próprio organismo. O jeito certo, o que é? Não é medicar logo que a temperatura suba, porque às vezes a temperatura vai até 37,5°C, 37,7°C,...
tracking img