Sistema heliocêntrico

Páginas: 16 (3949 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
http://www.astro.iag.usp.br/~jane/aga215/aula01/cap1.htm
(c) Sistema Heliocêntrico
No século XVI, o polonês Copérnico (1473-1543) procurou uma maneira de simplificar essa representação, e propôs o sistema heliocêntrico, isto é, o Sol passaria a ocupar a posição de centro do mundo, e a Terra seria apenas mais um dos planetas que giravam em torno do Sol. Essa idéia não era absolutamenteoriginal, considerando que j'a havia seido apresentada anteriormente por Aristarco e por Nicolau de Cusa. Mesmo no antigo Egito, por volta do século XIV a.C., Amenófis IV propôs o Sol no centro do mundo, mas nesse caso o motivo parece ter sido unicamente religioso, sem nenhum fundamento científico. Copérnico teria sido o primeiro a dar uma forma científica ao sistema heliocêntrico.
Com o SistemaHeliocêntrico o movimento aparentemente desorganizado dos planetas pode ser explicado como sendo resultado de uma simples soma vetorial de velocidades. Também nesse sistema, o movimento dos planetas era suposto circular e uniforme, como convinha (conforme os dogmas da época ) a qualquer movimento perfeito.
A ordem dos planetas em torno do Sol foi estabelecida da mesma forma como no caso geocêntrico:quanto maior o período da órbita, mais distante o planeta deveria estar do Sol. Mais tarde verificou-se que tal proposição era correta. Apenas a Lua continuava a girar em torno da Terra, o que também está correto.
Não havia nenhuma prova de que o sistema heliocêntrico fosse verdadeiro. A primeira prova irrefutável de que a Terra não era o centro de todos os movimentos celestes veio com Galileu porvolta do início do século XVII, quando ele apontou uma luneta ao planeta Júpiter e pode perceber que 4 astros (mais tarde chamados de satélites galileanos de Júpiter) descreviam com certeza, órbitas em torno de Júpiter e não da Terra. Apenas argumentos não científicos podiam manter a Terra como centro do mundo. Dessa forma, o sistema geocêntrico perdeu sua credibilidade.

AS LEIS DE KEPLER
Em1687 Isaac Newton formulou as leis de movimento e a lei da gravitação universal e deduziu algumas das mais significativas propriedades do movimento planetário e dos satélites. Porém, antes do estabelecimento dos princípios da mecânica que permitiram o estudo dinâmico dos movimentos dos corpos celestes, estudos cinemáticos eram feitos com base nas observações.
A dedução das três famosas Leis deKepler precedeu o trabalho de Newton em vários anos, e a maneira histórica de introduzir a Mecânica Celeste é portanto aquela escolhida por Newton, onde ele investiga que tipo de informação a respeito da força que atua sobre um planeta pode ser deduzida das Leis de Kepler.
Desde a época de Aristóteles, pensava-se que o único movimento natural e perfeito era o movimento circular e que os corpospesados moviam-se necessariamente em círculos. Os planetas então girariam em trajetórias circulares ou em combinações de círculos maiores. Entretanto, Kepler, usando os dados observacionais de Tycho Brahe, começou a encontrar dificuldades em conciliar uma tal teoria com os fatos observados. De 1601 até 1606, tentou ajustar várias curvas geométricas aos dados de Tycho sobre as posições de Marte.Finalmente, encontrou uma solução: a elipse. A órbita foi determinada, e Kepler publicou em 1609 suas duas primeiras leis do movimento planetário. A terceira foi publicada em 1619.
Na elipse a soma das distâncias até dois pontos fixos (os focos) é constante: r + r’ = 2a, onde a é o semi-eixo maior.
No caso de uma órbita planetária, a distância média do Sol até o planeta é o semi-eixo maior da elipse.Lei das Elipses
Kepler conseguiu demonstrar que as órbitas estão contidas em planos que passam pelo Sol e descobriu que se tratavam de elipses, definindo a 1a Lei: A órbita de cada planeta é uma elipse com o Sol situado em um dos focos.
Lei da Áreas
Kepler também investigou as velocidades dos planetas e encontrou que o movimento é mais rápido nos pontos da órbita que são mais próximos do Sol....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema Geocentrico e Sistema Heliocentrico
  • Sistema Geocêntrico e Heliocêntrico
  • REVOLUÇÃO COPERNICANA E SISTEMA HELIOCÊNTRICO
  • Modelo Heliocentrico
  • Histórico dos modelos geocêntrico e heliocêntrico
  • Modelos Geocêntrico e Heliocêntrico
  • Sistemas
  • Sistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!