Sistema Geocêntrico e Heliocêntrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Sistema Geocêntrico e Heliocêntrico”







Física








São Paulo /SP
Setembro 2013




“Sistema Geocêntrico e Heliocêntrico”



São Paulo /SP
Setembro 2013
















Sumário

Geocentrismo 4
Heliocentrismo 6
Biografias 7
Aristóteles 7
Claudio Ptolomeu 8
Galileu Galilei 8
Nicolau Copérnico 9
Conclusão 10
Referências Bibliográficas11

Geocentrismo
Geocentrismo é uma teoria a respeito do sistema cosmológico, segundo a qual a Terra seria o centro do Universo.
Na Grécia Antiga, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) já defendia a ideia de que o Universo seria um enorme círculo finito, sendo que a Terra estaria no centro desse círculo. Para ele, existiriam nove esferas girando em torno da Terra. No século II D.C. um astrônomo,geógrafo e matemático chamado de Cláudio Ptolomeu, baseado na trigonometria, afirmava que ao redor da Terra giravam a Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno, exatamente nessa ordem.
A astronomia é a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade (século IV A.C.) os filósofos gregos, observando o movimento dos astros no céu, tentavam criar um modelo que mostrasse como o Sol, a Lua eas estrelas estavam dispostos no espaço. A Terra, nestas descrições, era geralmente colocada no centro do modelo, isto é, no centro do universo. Por isto, estas descrições são conhecidas como “sistemas geocêntricos” (geocêntrico significa “centrado na Terra”; geo, em grego, significa “Terra”). De acordo com Platão e Aristóteles, as órbitas desses astros seriam círculos perfeitos. Mas a observaçãoastronômica de Ptolomeu forneceu elementos incompatíveis com esse esquema. Por isso, ele inventou um complicado sistema de oitenta epiciclos em que se movimentariam esses astros. Segundo Ptolomeu, um epiciclo é a órbita circular descrita por um planeta, enquanto o centro dessa órbita descreve outra, igualmente circular, ao redor da Terra. A ideia do astrônomo foi adotada pelos teólogos medievais,que rejeitavam teorias que não conferisse à Terra o lugar de centro do universo. O sistema de Ptolomeu foi mantido e ensinado durante quase 14 séculos. Só no século 16 Copérnico o substituiu pelo sistema heliocêntrico, confirmado por Galileu. No século 17, Kepler removeu as últimas dificuldades, demonstrando que os planetas não giram em círculos, mas em elipses.
A figura representa um esquemasimplificado do sistema de Ptolomeu. Observe que a terra ocupa imóvel, o centro do modelo, e ao redor dela giram a Lua e o Sol em órbitas circulares (órbita significa “trajetória fechada”). Cada planeta, segundo Ptolomeu, gira em torno de um ponto, que por sua vez gira em torno da terra, em órbita circular.

Segundo Ptolomeu, cada planeta girava ao longo de um círculo pequeno chamado “epiciclo”.Portanto, cada planeta teria seu próprio epiciclo. O centro do “epiciclo” (de cada planeta) se moveria em um círculo maior, ao qual denominou como “deferente”, sendo que a Terra ficaria posicionada um pouco afastada do centro do referente.

Para Ptolomeu a Terra não estava no centro do deferente. O “deferente”, seria um círculo excêntrico em relação à Terra. Com a ideia do equante, Ptolomeubuscou explicar o fato dos planetas não se movimentarem de forma uniforme. Além dessas teorias, Ptolomeu observou o movimento lunar e elaborou tabelas a esse respeito, que foram utilizadas séculos depois por Nicolau Copérnico.
O “Almagesto” é a principal obra de Ptolomeu. É composta por um conjunto de 13 livros, traduzidos em aproximadamente 500 páginas, que trata de assuntos como:
- Astronomiaesférica.
- Teoria solar.
- Teoria lunar.
- Teoria planetária.
- Eclipses.
- Estrelas fixas.
O sistema geocêntrico também é conhecido por sistema Ptolomaico, afinal, a teoria de Ptolomeu foi aceita e defendida, inclusive pela Igreja Católica, por aproximadamente 1400 anos.
Durante toda a Idade Média, o sistema geocêntrico foi defendido pelos estudiosos. Nessa época não era consenso à...
tracking img