sistema fotovoltaico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicações mercadológicas para um sistema Fotovoltaico
Atualmente a principal característica do sistema fotovoltaico elétrico brasileiro de potência é a utilização de grandes usinas, centralizandoa geração de energia elétrica, com o transporte desta através de extensas redes de transmissão e distribuição.
A medida que a demanda cresce, as concessionárias precisam ampliar o parque gerador e,adicionalmente, construir novas linhas de transmissão e distribuição. Porém, a adoção deste tipo de sistema como uma alternativa para atender a aumento da demanda resulta em alguns problemas, como oacréscimo das perdas nestas redes devido ás longas distâncias entre os locais de geração e consumo. Neste sentido, tem surgido recentemente uma nova opção, denominada Geração Distribuída, na qual osgeradores são situados próximos dos consumidores, oferecendo para as concessionárias um meio de aumentar a disponibilidade de energia localmente, eliminando o inconveniente do transporte desta para osoutros consumidores.
Além disso, esta nova alternativa de geração oferece algumas vantagens, como suporte de tensão através do fornecimento de energia reativa local, melhoria do fator de potência,liberação da capacidade e possibilidade de ilhamento para atendimento de carga local, melhoria na curva de carga, redução nos custos de expansão da rede e a prorrogação de novos investimentos para aconstrução de grandes usinas.
Outra vantagem importante é a produção de pequenos blocos de energia através de fontes renováveis, tais como pequenas centrais hidrelétricas (PCH’S), geradores eólicos,células combustíveis, células fotovoltaicas, etc.
O aproveitamento deste tipo de energia, obtida através da transformação direta de recursos naturais como a força do vento, a energia hidráulica, abiomassa e a energia solar, tem sido uma importante opção na atual conjuntura mundial. No Brasil este tipo de geração não é ainda muito utilizado devido em parte ao custo elevado (COCIAN LUÍS F., 2001),...
tracking img