Sistema flexivel de manufatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção Integrada por Computador – Flexible Manufacturing Systems

Flexible Manufacturing Systems (FMS)
Os Sistemas Flexíveis de Produção integram muitos dos conceitos e tecnologias mais recentes, nomeadamente:
– – – – – – Produção Flexível Tecnologia de Grupos Máquinas Ferramentas CNC Sistemas autómaticos de manuseamento de materiais Máquinas controladas por Computador (DNC) Aramzénsautomáticos (AS/RS) Consiste de um grupo de estações de processamento (predominantemente máquinas ferramentas CNC) interconetadas por sistemas de automáticos de manuseamento e armazenamento e controladas por um sistema computacional integrado. O que dá o nome de FMS a estes equipamentos é a capacidade de processamento de uma variedade de diferentes peças simultaneamente debaixo do controlo de programasde comando númerico nas várias estações de trabalho.
1 João Bastos

O que é um Sistema Flexivel de Produção?

-

Produção Integrada por Computador – Flexible Manufacturing Systems Componentes dos Flexible Manufacturing Systems (FMS) • Os componentes básicos das FMS são:
– Estações de processamento – normalmente trata-se de máquinas ferramentas CNC que executam operações de maquinagem emfamílias de componentes. No entanto também é possível encontrar FMS com estações de inspecção, sistemas automatizados de montagem, prensas de chapa, etc. – Sistemas de manuseamento e armazenamento de materiais – Vários tipos de equipamento de transporte e armazenamento automático são usados para o transporte entre as estações de processamento. – Sistemas de Controlo Computacional – estes sistemassão usados para a coordenação das actividades das estações de processamento e os sistemas AS/RS. Estes sistemas computacionais muitas vezes são implementados atraves de autômatos. – Mão de Obra – os humanos são necessários para a gestão das operações nas FMS. Funções tipicamente desempenhadas por pessoas incluem o abastecimento da célua com peças de matéria-prima e o descarregamento dos componentesfabricados no sistema, a mudança das ferramentas, a manutenção e reparação dos equipamentos, a programação e a operação dos vários sistemas computacionais.
2 João Bastos

Produção Integrada por Computador – Flexible Manufacturing Systems

Tipos de Sistemas
• Os tipos de sistemas FMS podem ser classificados do seguinte modo:
1. Através da diferença entre sistemas flexíveis de produção ecélulas de produção. Os FMS são geralmente sistemas totalmente automatizados consistindo em estações de processamento, AS/RS e controlo computorizado. As células de produção normalmente incluem sistemas hibridos com automatização e operação manual. 2. Pela geometria das peças. Habitualmente as FMS são divididas em células que processam materiais com eixo de revolução ou prismáticas. Peças prismáticastais como cubos necessitam de fresadoras e maquinas relacionadas que definem a forma destas peças. As peças com eixo de revolução são cilindricas ou com a forma em disco e necessitam de tornos e/ou máquinas com operações rotacionais. 3. Se são FMS dedicadas ou com ordem aleatória de processamento. Uma FMS dedicada é usada para a produção de uma variedade limitada de configurações de peças. Nestecaso a sequência de maquinagem é idêntica o quase idêntica para as diferentes peças, e os equipamento não são genéricos mas especializados em determinadas operações. No caso das FMS com ordem aleatória de processamento à célula é mais flexible mas os equipamento têm de ser multi-funcionais ou universais. O controlo computadorizada é por sua vez mais complexo.
3 João Bastos

Produção Integradapor Computador – Flexible Manufacturing Systems

Onde Aplicar
• • As FMS propêm-se cobrir a lacuna existente entre as linhas de produção dedicadas e as máquinas de pequena produção de comando númerico. Em termos de eficiência e produtividade na produção, existe uma lacuna entre os sistemas de produção em massa como linhas dedicadas e os sistemas de produção baseados em máquinas ferramentas...
tracking img