Sistema financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA

SISTEMA FINANCEIRO

BELO HORIZONTE
2011
Segmentação dos mercados financeiros

1 - Mercado de crédito

Existem diversas fontes alternativas de financiamento de curto prazo, isto é, financiamentos com um prazo de exigibilidade até um ano. Os mais relevantes são:

Capitais alheios
Crédito bancário:
Operação pela qual uma instituição bancária coloca à disposição de um clientedeterminado montante e este se compromete a reembolsar a instituição na data fixada antecipadamente, acrescido dos juros previamente combinados.
O crédito bancário poderá tomar a forma de crédito direto, caso em que a instituição bancária coloca fundos à disposição de empresas e particulares.

Empréstimos de curto prazo:
O objetivo é financiar operações de curto prazo (a 90, 120 ou 180 dias),para resolver dificuldades de liquidez momentâneas. Como contrapartida, as empresas no fim do prazo convencionado com a instituição bancária terão de restituir o valor do empréstimo acompanhado de juros postecipados.

Empréstimos em conta corrente:
Tratam-se de contas correntes em que a instituição bancária coloca à disposição da empresa um limite de crédito contratado. Geralmente estas contassão válidas por 180 dias, podendo, no entanto ser renovadas ciclicamente. Implicam o pagamento de juros por parte da empresa contraente e uma garantia.

Capital de Giro:
Tem por objetivo ultrapassar dificuldades de tesouraria momentâneas e implica a aceitação por parte da instituição bancária (geralmente só concedida aos melhores clientes). Este tipo de crédito é mais caro do que o créditonormal, pois à taxa de juro das operações ativas acrescentam-se normalmente dois pontos percentuais.

Crédito por assinatura:
Consiste no cumprimento de uma obrigação pela instituição bancária, condicionada ao não cumprimento de outra obrigação assumida pela empresa. Quer isto dizer que se a empresa não assumir a sua responsabilidade a instituição bancária procede ao pagamento da respectivaobrigação. No entanto, a instituição bancária cobra geralmente uma comissão de garantia.

Crédito documentário:
Sob ordem de uma empresa (o fornecedor), uma instituição bancária responsabiliza-se por colocar determinado montante à disposição do vendedor (o beneficiário), normalmente por intermédio de outra instituição bancária (o correspondente). Assim, o vendedor tem a vantagem de garantir orecebimento do montante da venda. Este tipo de financiamento é, geralmente, utilizado em operações de exportação/importação.

Factoring:
Sistema aperfeiçoado de cobranças de vendas a prazo. Trata-se de uma atividade que assegura o seu financiamento corrente através da tomada de créditos sobre terceiros, substituindo assim o crédito de tesouraria.

Sociedades financeiras para a aquisição de crédito:Instituições interbancárias que exercem atividades de financiamento de aquisição a crédito de bens e serviços (concedem crédito direto ao fornecedor, descontos, prestam garantias ou antecipam fundos sobre créditos, por exemplo), bem como, prestam serviços diretamente relacionados com as formas de financiamento referidas, tais como gestão de créditos.

Papel comercial:
Títulos de dívida emitidospor empresas e instituições não governamentais, em curto prazo (o prazo máximo de cada emissão é de dois anos), constituindo uma alternativa aos tradicionais títulos de renda fixa, em termos de aplicação de fundos.

Existem também diversas formas de financiamento a médio e longo prazo.

Capitais próprios

Autofinanciamento:
Meios financeiros obtidos e retidos na empresa que deverão permitiro reembolso de dívidas de médio e longo prazo, assegurar a manutenção da atividade produtiva da empresa e garantir o seu crescimento.

Cessões de ativos:
Forma de financiamento segundo a qual a empresa procede à alienação de ativos considerados não indispensáveis ao regular funcionamento da sua atividade.

Reforço dos capitais próprios:
Através de operações diversas de reforço da...
tracking img