Sistema financeiro nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sistema Financeiro Nacional (SFN), de acordo com Assaf Neto, é composto por um conjunto de instituições financeiras públicas e privadas, e seu órgão normativo máximo é o Conselho Monetário Nacional(CMN). É por meio do SFN, que se torna viável a relação entre agentes carentes de recursos para investimentos e agentes capazes de gerar poupança, ou seja, entre agentes poupadores e tomadores. Asinstituições que compõem o SFN têm como objetivo permitir a realização de fundos entre os agente citados anteriormente.
As instituições financeiras que compõe o SFN podem ser definidas de 2 formas:bancária ou monetária e não bancária ou não monetária.
De acordo com Assaf Neto:
* instituições bancárias são aquelas a quem se permite a criação de moeda por meio de depósitos à vista, essas operambasicamente com ativos financeiros monetários. Essas instituições são representadas basicamente pelos bancos.
* Instituições não bancárias são aquelas a quem não se permite a criação de moeda.Essas instituições trabalham com ativos não monetários, tais como ações, debêntures e etc. São constituídas praticamente de todas as instituições financeiras que operam no mercado financeiro, exceto osbancos.
O SFN envolve dois grandes subsistemas: Normativo e Intermediação Financeira.
O Subsistema Normativo é constituído por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituiçõesfinanceiras operativas e controle do mercado. Segue abaixo as principais instituições que compõem esse subsistema e suas respectivas funções:
* Conselho Monetário Nacional (CMN): Formulação de todaa política monetária e do crédito, objetivando atender aos interesses econômicos do país.
* Banco Central do Brasil (Bacen): Banco fiscalizador e disciplinador do mercado financeiro; gestor doSFN, ao expedir normas e autorizações e promover o controle das instituições financeiras e suas operações. Também é considerado como executor da política monetária, ao exercer o controle dos meios de...
tracking img