Sistema financeiro nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 79 (19599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O investimento na conservação e ampliação dos meios de produção depende da poupança prévia de cada agente enquanto que nas economias modernas de mercado, o investimento não fica limitado aos recursos próprios dos empreendedores, podendo ser obtidos de terceiros.
A atuação do sistema financeiro está ligada aos excedentes financeiros dos agentes superavitários, com papel de converteros recursos que administra a curto, médio e longos prazos, inclusive disponibilidades de uso corrente, em créditos compatíveis com as necessidades dos tomadores, devendo estar apto a avaliar a capacidade de pagamento dos devedores e a viabilidade dos projetos de investimentos que demandam financiamento, bem como estar disposto e habilitado a assumir os correspondentes riscos de crédito e demercado.
A constituição do mercado financeiro é formada pelo conjunto de instituições, práticas e normas que viabilizam as relações financeiras entre credores e devedores. O mercado funciona de forma a adequar a estrutura de produção da economia à estrutura de apropriação, respectivamente a oferta e a procura, ou seja, a estrutura de produção não se compatibilizaria com a da apropriação, não fosse aintermediação do mercado financeiro. Tudo isso do ponto de vista quantitativo. Do ponto de vista qualitativo, o mercado financeiro cria, por meio da intermediação financeira, melhores condições de liquidez, prazo, risco, rentabilidade e outras, entre poupadores e tomadores. Cada poupador admite um certo prazo e uma certa margem de risco para as suas aplicações e, por outro lado, os tomadoresnecessitam de recursos por um determinado prazo, dispondo-se a pagar por esses recursos uma certa remuneração.
A função do Sistema Financeiro Nacional é a de ser um conjunto de órgãos, composto por diversas instituições, que regulamenta, fiscaliza e executa as operações necessárias à circulação da moeda e do crédito na economia. O SFN pode ser dividido em dois subsistemas: o normativo, formado porinstituições que estabelecem as regras e diretrizes de
funcionamento, além de definir os parâmetros para a intermediação financeira e fiscalizar a atuação das instituições operativas e o operativo, que são compostas pelas instituições que atuam na intermediação financeira e tem como função operacionalizar a transferência de recursos entre fornecedores de fundos e os tomadores de recursos, a partirdas regras, diretrizes e parâmetros definidos pelo subsistema normativo.
O Sistema Financeiro Brasileiro é segmentado em quatro grandes espécies de mercados. São eles: o mercado monetário, que é aquele onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia; o mercado de crédito, em que atuam diversasinstituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro; o mercado de capitais, que tem como objetivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entreempresas, investidores e intermediários; e o mercado de câmbio, em que são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais, nesse mercado o Banco Central do Brasil é o responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio e da taxa de câmbio atuando através de sua Política Cambial.
Pretende-se com esse trabalho identificar os aspectos conceituais, legais, históricos,estrutura e funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, identificando seus órgãos normativos, sistemas de controle, entidades supervisoras e suas instituições operadoras, entre outros aspectos.

Conceito

O Sistema Financeiro Nacional – SFN é formado pelo conjunto de instituições dedicadas a propiciar condições satisfatórias para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e...
tracking img