Sistema excretor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Excretor

O sistema excretor é responsável pela eliminação de substâncias tóxicas produzidas pelo organismo. Esta eliminação se dá pela produção de urina, que é eliminada pelo canal da uretra, e de suor, eliminado pelos poros da pele.

Rins

Os rins são dois órgãos com aparência de feijões. Eles possuem coloração roxa escura e se situam na altura do abdômen, um de cada lado donosso corpo. Os rins são responsáveis por ajudar a eliminar as substâncias tóxicas produzidas pelo nosso corpo através da filtragem do sangue, que chega pelas artérias renais carregado de toxinas e sai limpo pelas veias renais.
Após retiradas do sangue, as substâncias nocivas ao organismo, juntamente com a água, formam a urina, que é levada para a bexiga pelos ureteres. A urina fica armazenada nabexiga até que tenha de ser eliminada. Quando está cheia, os músculos da bexiga se contraem, forçando a urina a sair pela uretra.

Glândulas Sudoríparas

As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor. O suor também possui substâncias tóxicas, mas em concentrações bem menores do que as presentes na urina. Além da função de eliminação de toxinas, estas glândulas ajudam a regulara temperatura do corpo. Quando as células queimam os nutrientes, elas produzem energia em forma de calor. Como o corpo precisa se manter na temperatura de 36ºC, mais suor é produzido, para que o corpo possa trocar calor com o líquido e, assim, se resfriar. É por isso que o corpo sua durante a prática esportiva.

Gás Carbônico

O gás carbônico ou monóxido de carbono (CO) é outra substânciatóxica produzida pelas células que deve ser eliminada. Entretanto, o sistema responsável por eliminar o gás carbônico é o respiratório. Sistema Excretor

O sistema excretor é responsável pela eliminação de substâncias tóxicas produzidas pelo organismo. Esta eliminação se dá pela produção de urina, que é eliminada pelo canal da uretra, e de suor, eliminado pelos poros da pele.

Rins

Os rinssão dois órgãos com aparência de feijões. Eles possuem coloração roxa escura e se situam na altura do abdômen, um de cada lado do nosso corpo. Os rins são responsáveis por ajudar a eliminar as substâncias tóxicas produzidas pelo nosso corpo através da filtragem do sangue, que chega pelas artérias renais carregado de toxinas e sai limpo pelas veias renais.
Após retiradas do sangue, as substânciasnocivas ao organismo, juntamente com a água, formam a urina, que é levada para a bexiga pelos ureteres. A urina fica armazenada na bexiga até que tenha de ser eliminada. Quando está cheia, os músculos da bexiga se contraem, forçando a urina a sair pela uretra.

Glândulas Sudoríparas

As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor. O suor também possui substâncias tóxicas, masem concentrações bem menores do que as presentes na urina. Além da função de eliminação de toxinas, estas glândulas ajudam a regular a temperatura do corpo. Quando as células queimam os nutrientes, elas produzem energia em forma de calor. Como o corpo precisa se manter na temperatura de 36ºC, mais suor é produzido, para que o corpo possa trocar calor com o líquido e, assim, se resfriar. É por issoque o corpo sua durante a prática esportiva.

Gás Carbônico

O gás carbônico ou monóxido de carbono (CO) é outra substância tóxica produzida pelas células que deve ser eliminada. Entretanto, o sistema responsável por eliminar o gás carbônico é o respiratório.




Sistema Nervoso

O corpo humano é comandado por dois sistemas: o sistema nervoso e o sistema endócrino (sistema hormonal). Osistema nervoso é dividido em duas partes, o sistema nervoso central, formado pelo encéfalo e pela espinha, e o sistema nervoso periférico, formado pelos nervos que conduzem a corrente nervosa até os órgãos.
O encéfalo e a medula espinhal se relacionam com os órgãos enviando comandos a eles na forma de impulsos elétricos que são transmitidos pelos nervos. Os órgãos, por suas vez, usam os...
tracking img