Sistema esqueletico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
* Estrutura interna que sustenta o corpo humano, formada de ossos, articulações e cartilagens. Junto com o sistema muscular estriado, compõe o aparelho locomotor, pois fornece oapoio necessário aos músculos para a movimentação do corpo. A locomoção acontece quando o sistema muscular, ligado aos ossos diretamente ou por meio de tendões, aciona os ossos e as articulações. Osistema esquelético também serve para a proteção de diversos órgãos vitais, como o cérebro, alojado na caixa craniana, o coração e os pulmões guardados pela caixa torácica. Além dessas funções de naturezafísica e mecânica, vários ossos desempenham papel na formação do sangue, alojando a medula vermelha, que produz os glóbulos vermelhos (hemácias) e brancos (leucócitos).

O esqueleto adulto possui206 ossos e é dividido em duas partes: axial e apendicular. A primeira é constituída dos ossos da cabeça e do tronco. Inclui a caixa craniana - que abriga o cérebro e a região anterior do tubo - e acoluna vertebral, composta de vértebras interligadas de maneira articulada. É a articulação entre as vértebras que determina a grande flexibilidade da coluna vertebral. A parte apendicular é formadopelos ossos dos membros inferiores e superiores e pelos envolvidos no processo de locomoção, como os da bacia, pernas e pés.

Compostos de sais minerais, especialmente o fosfato de cálcio, os ossostambém são estruturas vivas, repletas de células nutridas pelo sangue. O maior osso do corpo humano é o fêmur, ao longo da coxa.


Conceitos:
* Osteologia: É o estudo dos ossos, ou seja, incluio estudo das formações intimamente ligadas ou relacionadas aos ossos, com ele formando um todo.
* Esqueleto: É um conjunto de ossos (aproximadamente 206 a 208 ossos, se considerando os ossostimpanais) e cartilagens que se interligam para formar nosso corpo e desempenhar várias funções. Os ossos são definidos como peças rígidas, de número, colocação e forma variáveis.
* Funções do...
tracking img