Sistema esquelético

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Assim com os demais tecidos conjuntivos, os ossos e cartilagens derivam do mesênquima.

Ossos e cartilagem: A formação da cartilagem tem início pela condensação do mesênquima, que passa a serum tecido pobre em matriz extracelular. Ocorre porém, com o tempo, o acúmulo gradativo de substâncias formando a matriz cartilaginosa. As células se afastam, retraem seus prolongamentos etransformam-se em condrócitos.

Em A corte transversal de um embrião de 4 semanas. B corte frontal mostrando a condensação dos células do esclerótomo. C corte transversal de um embrião com 5 semanas mostrando aformação de um vértebra mesenquimatosa ao redor do tubo neural. D corte frontal mostrando q ae vértebras são formadas por uma porção cefálica e outra caudal.

Os ossos são formados a partir decartilagens (ossificação endocondral) ou de uma membrana conjuntiva (ossificação intramembranosa), no entanto esse processo é abordado do capítulo de Tecido Ósseo da página de Histologia Geral.As vértebras têm origem a partir do esclerótomo. As células da porção cranial do esclerótomo dispõem- se de maneira frouxa e as porção caudal proliferam. A metade cranial de um esclerótomo se funde ametade caudal do esclerótomo a frente, originando assim o corpo vertebral.

Estágios do desenvolvimento das vértebras. Em A vértebra com 5 semanas. B com 6 semanas. C mostra os centros deossificação primária com 7 semanas. D vértebra torácica ao nascimento. E e F vértebras torácicas na puberdade mostrando os centros de ossificação secundários.

As costelas originam-se de expansõesventrolaterais dos esclerótomos. O esterno forma-se a partir de duas barras cartilaginosas que se unem na linha média ventral. Simultaneamente as extremidades ventrais dos 7 primeiros pares de costelasjuntam-se ao esterno em formação.

As vértebras, costelas e esterno têm ossificação endocondral.

Os membros inferiores e superiores também tem ossificação endocondral. Por volta da 7ª semana...
tracking img