Sistema erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE FIGUEREDO COSTA

RODRIGO GUSMÃO DE SOUZA
SANDRO RODRIGO

DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO

MACEIÓ
06 DE AGOSTO 2012
RODRIGO GUSMÃO DE SOUZA
SANDRO RODRIGO

DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Sistema de Informação Gerencial, para fins avaliativos

MACEIÓ
06 DE AGOSTO 2012DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO

INTRODUÇÃO
Os sistemas integrados de gestão (SIG) ou Enterprise Resource Planning (ERP) podem ser entendidos como sistemas informacionais capazes de integrar todos os processos realizados por uma empresa, independente do seu ramo de atuação. Essa integração se dá pela utilização de módulos, que nada mais são que subdivisões do sistema emfunção das áreas empresariais (como finanças, logística e recursos humanos). Na prática, o ERP é um software cujo objetivo é auxiliar a empresa a planejar, organizar, dirigir e controlar todas as suas atividades, sejam estas administrativas, produtivas, comerciais, etc. 
 
 DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS CLIENTES/USUÁRIOS
Mudar é difícil. Sair da chamada “zona de conforto” é difícil. Quando umnovo sistema é introduzido na empresa, tudo muda, não tem jeito. Tenta-se de todas as é justamente o contrário. Não que os processos da empresa estejam errados, mas acontece que sistemas grandes como o SAP ERP, trazem consigo tantas formas diferentes de lidar com a mesma situação, que muitas vezes estes novas maneiras substituem as antigas.
Os impactos negativos dessa mudança são drasticamentereduzidos em função do perfil dos usuários-chave. Quando o usuário é avesso a mudanças, aos riscos, possui um perfil mais conservador, adepto as rotinas, a implantação de um ERP costuma ser mais penosa. Já quando o perfil do usuário-chave é mais dinâmico, focado em desafios, capaz de enxergar oportunidades nas surpresas (muito comuns nos projetos de implantação do SAP), o projeto tende a ser muitomais prazeroso. Cabe ao gestor saber escolher corretamente cada usuário de cada módulo do sistema.
O medo das mudanças pode gerar resistência que, por sua vez, gera “má-vontade” e demonstra insegurança. Quando o gestor percebe insegurança em seu subordinado com o que é novo, ele também se sente inseguro. O gestor passa a associar as dificuldades que o funcionário tem em relação ao sistema com acompetência deste em todas as outras áreas, o que na maioria das vezes é uma dedução incorreta. É uma falha grave, e infelizmente bastante comum, o gestor disponibilizar ao projeto funcionários com pouco ou até nenhum conhecimento do módulo em questão. Normalmente isso acontece quando o gestor não quer comprometer o desempenho da área pela qual ele é responsável, “perdendo” um recurso para o projeto,já que normalmente é exigida dedicação total ao projeto por parte do funcionário.
Outra dificuldade encontrada por parte do cliente e usuários do sistema diz respeito à definição clara das necessidades. Há uma frase atribuída a Sêneca que diz: “não há vento favorável para quem não sabe para onde vai”. Não há verdade maior, e com os SIGs não é diferente. Ter uma clara e objetiva definição dasmetas que se pretende alcançar é condição sine qua non para o sucesso do projeto. No entanto, essa tarefa é tão importante quanto difícil. Em uma implantação, poucos são os usuários que já tiveram algum tipo de contato com o ERP. Sem o conhecimento das capacidades do software, muito difícil é desenhar aonde se quer chegar. Acaba-se então, definindo-se metas muito subjetivas ou muito além daspossibilidades técnicas do sistema e até mesmo do tempo e recurso disponíveis para o projeto. É na integração entre usuário e consultor, ou cliente e fornecedor, que as arestas são aparadas.
 
Dificuldades enfrentadas pelos fornecedores/consultores
Se os desafios encontrados pelos clientes são muitos, as dificuldades encontradas pelos fornecedores (aqueles responsáveis pela implantação do ERP) também...
tracking img