Sistema endocrino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ENDÓCRINO
Trabalho acadêmico apresentado na disciplina de Anatomia II do curso de Farmácia das Faculdades Integradas FACVEST.
Profa. Msc. Susan Chaves
LAGES
2010
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa à descrição morfológica – formas e posições – dos órgãos que constituem o Sistema Endócrino. Dispensando totalmente a fisiologia do sistema.
Anatomia é o ramo da biologia na qual se estuda aestrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.
Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade características a produção de secreção denominadas hormônios.
O sistema endócrino interage com o sistema nervoso. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o endócrino regula aaparte interna do organismo.
Fazem parte do sistema endócrino a hipófise, tireóide, paratireóides, supra- renais, pâncreas, ovários e testículos e essas estão neste trabalho descritos na forma anatômica.
Percebe-se a importância do estudo da estrutura do sistema endócrino para que possamos compreender nas próximas disciplinas a fisiologia do mesmo
SISTEMA ENDÓCRINO
O sistema endócrino é bastantecomplexo. Suas glândulas produzem hormônios com uma vasta gama de funções vitais.
Os hormônios são substâncias químicas, secretadas pelos órgãos ou células dos órgãos em uma parte do corpo, e são transportados pela corrente sangüínea para outros órgãos ou tecidos, onde eles controlam ou regulam o desenvolvimento ou função dessas estruturas.
CONSTITUIÇÃO DAS GLÂNDULAS DO SISTEMA ENDÓCRINO
Ostecidos epiteliais de secreção ou epitélios glandulares formam as glândulas, que podem ser uni ou pluricelulares. As glândulas pluricelulares não são apenas aglomeradas de células que desempenham as mesmas funções básicas e tem a mesma morfologia geral e origem embrionária o que caracteriza um tecido. São na verdade órgãos definidos com arquitetura ordenada. Elas estão envolvidas por uma cápsulaconjuntiva que emite septos, que as divide em lobos. Vasos sanguíneos e nervos penetram nas glândulas, fornecendo alimento e estímulo nervoso para as suas funções.
hipotÁLAMO
O hipotálamo é uma formação situada na parte média da porção inferior do cérebro, constituída por neurônios. Aloja-se junto ao terceiro ventrículo, que é uma das cavidades cerebrais repletas de líquido cefalorraquidiano, porbaixo de um grande núcleo cinzento da base do cérebro denominado tálamo. Por baixo do hipotálamo, encontra-se o quiasma óptico, uma formação correspondente à união dos nervos ópticos provenientes dos olhos, cujas fibras se cruzam parcialmente neste ponto, de modo a formar as fitas ópticas que transmitem os estímulos visuais para o cérebro.
O hipotálamo tem uma forma rombóide. A parte central da suabase é lisa e arredondada e denomina-se de eminência média; daqui surge uma saliência em forma de funil, denominada de tuber cinereum, que se prolonga para baixo, formando um apêndice que chega até a hipófise, a haste da hipófise, unindo ambas as estruturas.
HIPÓFISE
É uma pequena glândula em forma de gema que pende da base do cérebro, imediatamente por baixo do hipotálamo, situada junto a umaconcavidade do osso esfenóide conhecida como sela turca. Tem o tamanho de uma ervilha, pois mede apenas 6 mm no sentido anteroposterior, cerca de 10 mm de largura e um pouco menos de altura, e um peso de 500 mg.
A glândula divide-se em duas porções bem diferentes, que têm uma origem embriológica distinta - a hipófise anterior e a hipófise posterior.
A hipófise anterior, ou adeno-hipófise,originada a partir de uma saliência da faringe durante o estado embrionário, é uma estrutura eminentemente glandular formada por células especializadas na produção de hormonas.
A hipófise posterior, ou neuro-hipófise, originada a partir do tecido cerebral, é formada pelas terminações dos neurônios, cujos corpos celulares se encontram  nos núcleos  supra-ópticos e paraventriculares do hipotálamo....
tracking img