Sistema endocrino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema endócrino esta implicado principalmente com as diferentes funções metabólicas do corpo, como as velocidades das reações químicas nas células e o transporte de substancias atravésdas membranas celulares, ou outros aspectos do metabolismo celular, como o crescimento e a secreção. Alguns feitos hormonais ocorrem em segundos, enquanto outros requerem vários diassimplesmente para começar, mas então continuam durante semanas ou mesmo meses.
O hormônio é uma substância química secretada para os líquidos corporais internos por uma célula ou um grupo de células,exercendo um efeito fisiológico de controle sobre outras células do corpo.
GLÂNDULAS: órgãos pequenos, mas importantes, cuja função é produzir hormônios.
HORMÔNIOS: substâncias que ajudam acontrolar as atividades do seu corpo. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormôniostambém controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

PRINCIPAIS GLÂNDULASENDÓCRINAS:
Hipófise (pituitária) Anterior - produz e secreta dezenas de hormônios. Os principais e mais bem conhecidos são: GH, TSH, ACTH, FSH, LH e PROLACTINA.
Hipófise (pituitária Posterior -secreta os hormônios (produzidos no hipotálamo): OCITOCINA e ADH (hormônio anti diurético).
Tireóide - produz e secreta: TIROXINA (T4), TRIIODOTIRONINA (T3) e CALCITONINA.
Paratireóides -produzem e secretam: PARATORMÔNIO.
Pâncreas - produzem e secretam: INSULINA e GLUCAGON.
Cortex das Supra Renais - produzem e secretam dezenas de hormônios. Os mais importantes são:ALDOSTERONA, CORTISOL, HORMÔNIOS ANDROGÊNIOS.
Testículos - Produzem e secretam o hormônio masculino TESTOSTERONA.
Ovários - Produzem e secretam os hormônios femininos: ESTROGÊNIO e PROGESTERONA.
tracking img