Sistema elétrico brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO E A
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA

Disciplina: GERAÇÃO DE ENERGIA DISTRIBUÍDA

Prof.a: Antônia Sônia Alves Cardoso, Ph.D

Aluno: Virgilio Almeida Medeiros

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
PUC Minas

Março 2011

I - O Sistema Elétrico Brasileiro

O Sistema de produção e transmissão de energia elétrica nacional por seu tamanhoe características pode ser considerado único no mundo.

Com quase 192 milhões de habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2009), o Brasil se destaca como a quinta nação mais populosa do mundo. Até outubro de 2010, cerca de 95% da população tinha acesso à rede elétrica, o mais universalizado dos segmentos de infra-estrutura do país. Segundo dadosdivulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país conta com mais de 68,6 milhões de unidades consumidoras em 99% dos municípios. Destas, cerca de 85%, são residenciais.

A Cemig Distribuição S/A, que atende Minas Gerais, é a maior distribuidora em volume de unidades consumidoras, com 7 milhões, seguida da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A, com 6 milhões, eda Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), com 4,84 milhões.

A potência instalada atual compreende 113.750 megawatts (MW), com 68% de fonte hídrica e 26% de fonte térmica (Aneel). Buscou-se também o espaço de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis (4%) e em 2008 realizou-se o primeiro leilão de biomassa (bagaço de cana-de- açúcar). A participação de térmicaspara geração de eletricidade continua aumentando, especialmente nos últimos leilões de energia.

A eficiência energética possui importância estratégica na busca de soluções ambientalmente sustentável para garantir o equilíbrio entre a oferta e demanda de eletricidade. Os projetos apresentados pelas distribuidoras de energia elétrica nessa área, ciclo em 1998-2010, totalizam investimentos de maisde R$ 2,25 bilhões. Projetos, que são aprovados pela Aneel, já atingiram uma economia de redução anual na ordem de 6.880 GWh/ano no consumo de energia elétrica.

O SIN – Sistema Internigado Nacional é um sistema de grande porte, com predomínio de usinas hidrelétricas vem se tornando um exemplo de eficiência e segurança quando os investimentos e sua expansão vem se dando de forma a atingir seusobjetivos principais.

A experiência de anos anteriores, mostrou sua vulnerabilidade pela falta de planejamento e períodos hidrologicamente desfavoráveis. Com a perspectiva brasileira de descobertas de campos de petróleo e gás, a matriz elétrica torna-se mais diversificada e portanto menos sujeita a condiões metereológicas e passa a investir na energia térmica oriunda dessas fontes primárias.Podemos considerar assim, que o sistema elétrico brasileiro é hidrotermelétrico.

Históricamente estatal, hoje em dia o SIN tem múltiplos proprietários. O sistema elétrico já atravessou crises, racionamentos e depois de ter passado por várias reformas, privatizações (Lei no 9.427, de dezembro de 1996) e modelagens, o Modelo atual (2004) integra as regiões brasileiras e estas por sua vez,contribuem para o atendimento aos serviços de eletricidade dentro dos padrões vigentes, junto à sociedade e ao setor produtivo. Apenas 3,4% da capacidade de produção de eletricidade do país encontra-se fora do SIN, em pequenos sistemas isolados localizados principalmente na região amazônica.

A incidência e as dimensões dos nichos não atendidos estão diretamente relacionadas à sua localização – e àsdificuldades físicas ou econômicas para extensão da rede elétrica. Cada uma das cinco regiões geográficas em que se divide o Brasil tem características peculiares e diferenciadas das demais, que determinaram os contornos que os sistemas de geração, transmissão e distribuição adquiriram ao longo do tempo e ainda determinam a maior ou menor facilidade de acesso da população local à rede elétrica....
tracking img