Sistema educacional do paraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Trataremos a seguir de alguns tópicos relacionados a estrutura e funcionamento do sistema Educacional do Paraguai. Abrangeremos desde a educação básica que abrange a idade dos 7 aos 13 anos dentro da obrigatoriedade como também os padrões internacionais da educação superior sem regras e moldes dentro da educação do país.






















Educação noParaguai



A educação no Paraguai é gratuita e obrigatória dos 7 aos 13 anos. As escolas do Paraguai possuem uma média de 700 horas de aula anuais, enquanto em países como o Chile esse valor é de 1.500. Ainda assim, as crianças passam muito menos tempo na escola do que as crianças dos outros países da América do Sul. O reduzido número de escolas impede que muitos jovens estudem, a taxa dedesistência permanece alta, e quase sempre as crianças têm que trabalhar no campo para cuidar de suas famílias.

História

Historicamente, o Paraguai não tem valorizado a educação. Durante o governo do presidente Alfredo Stroessner Mattiauda (1954 - 1989), as iniciativas de educação foram desestimuladas em favor de preocupações econômicas e tarefas para controlar adversidades políticas, e osalário dos professores caiu para níveis extremamente baixos. A constituição de 1992 tentou remediar o longo histórico de negligenciamento da educação.
Independente disso, a democratização tem sido acompanhada de uma gradual melhora no sistema educacional. Gasto com a educação tem aumentado, chegando a 4,7% do produto interno bruto em 2000, em comparação com os 1,7% em 1989. A maior parte do aumentofoi para melhorar os salários dos professores e atualizar o curriculum.
Em 2003 as academias militares nacionais admitiram cadetes mulheres pela primeira vez, abrindo outra porta para as mulheres que desejam se educar.
Sistema educacional
O sistema educativo nacional inclui a educação geral e especial, sendo a primeira formal e não formal. A educação formal está estruturada em quatro níveis deensino: inicial, escolar básica, média e superior.
A educação inicial não é obrigatória. A modalidade escolarizada compreende dois ciclos: jardim maternal e de infância, o primeiro, estende-se até os três anos, e o segundo até os quatro anos. O pré-escolar, destina-se a crianças de 5 anos de idade e, passará a pertencer, sistematicamente, a educação escolar básica e será incluído na educaçãoescolar obrigatória.
A educação escolar básica é, por lei, obrigatória e gratuita nas escolas públicas. Destina-se a crianças de 6 a 14 anos de idade e dividem-se em três ciclos de três anos de duração cada um, ou seja, tem uma duração de 9 anos. Paralelo a este nível de ensino da educação geral, são implementados regimes especiais como o de educação especial (para crianças com deficiências físicase/ou psíquicas), educação indígena (etnicamente orientados), além de outras modalidades.
A educação média tem como objetivos a incorporação do aluno ao mercado de trabalho ou seu acesso ao ensino superior. Possui duração de três anos e está organizado em três ramos de bacharelado (humanístico-científico, técnico em serviço e técnico industrial) por meio das quais o aluno está em condições de seincorporar aos setores produtivos respectivos ou de ingressar no ensino superior.
O quarto nível é a educação superior que compreende cursos universitários e não universitários. Os principais programas organizados para este nível são os de Formação de Docente, Educação Superior Técnica e as carreiras universitárias.
O Ministério da Educação e Cultura administra a educação dos níveis escolarbásico, médio e terciário não universitário (formação de docente e educação técnica superior) do setor público e supervisiona, ainda, a gestão privada. O nível superior universitário é autônomo.
De acordo com o governo dos Estados Unidos, o Paraguai não tem um sistema de ensino superior adequado. A Universidade Nacional, em Assunção, tem mais de três mil alunos.
Cobertura e Qualidade
Em 2003 o...
tracking img