Sistema edi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- INTRODUÇÃO


É incrível a quantidade de memórias eletrônicas encontradas atualmente, no mercado. Muitas delas têm se tornado parte integral de nosso vocabulário e de nossas vidas, auxiliando até mesmo na memória do ser humano.
O computador que sempre utilizamos, por exemplo, possui memória. O que a maioria dos indivíduos não sabe, é que a maioria dos itens eletrônicos que eleutiliza todos os dias também tem algum tipo de memória (telefones celulares, PDAs, videogames, som automotivo, DVD, TVs entre outros).
Neste trabalho veremos alguns exemplos de memória que são usadas no nosso dia-a-dia na área de TI: Memória RAM, memória ROM, memória RAM dinâmica, memória RAM estática, memória flash - memory Stick.- DISPOSITOVOS DE ENTRADA E SAÍDA (MEMÓRIA)


MEMÓRIA RAM:
A memória RAM (Random Access Memory) é a forma mais conhecida de memória de computador. A memória RAM é considerada de "acesso aleatório" porque é possível acessar diretamente qualquer célula da memória se você conhece a linha e a coluna que cruzam essa célula.
O oposto da memória RAM é a memória de acesso serial(SAM). A memória SAM armazena dados como uma série de células de memória que podem somente ser acessadas seqüencialmente (como uma antiga fita cassete). Se o dado não está na localização atual, cada célula da memória é verificada até que os dados necessários sejam encontrados. A memória SAM funciona muito bem para buffers de memória, onde os dados são normalmente armazenados na ordem em que serãousados (um bom exemplo é a memória buffer de textura em uma placa de vídeo). Os dados RAM, por outro lado, podem ser acessados em qualquer ordem.












MEMÓRIA RAM DINÂMICA:

Semelhante a um microprocessador, um chip de memória é um circuito integrado (CI), feito de milhões de transistores e capacitores. Na forma mais comum de memória de computador, a memória de acessoaleatório dinâmico (DRAM), um transistor e um capacitor são unidos para criar uma célula de memória, que representa um único bit de dados. O capacitor mantém o bit de informação: um 0 ou um 1 (veja Como funcionam os bits e os bytes para mais informações sobre bits). O transistor age como uma chave que permite ao circuito de controle no chip de memória ler o capacitor ou mudar seu estado.
Umcapacitor é como um pequeno balde capaz de armazenar elétrons. Para armazenar um 1 na célula de memória, o balde é preenchido com elétrons. Para armazenar um 0, ele é esvaziado. O problema com o balde do capacitor é que ele tem um vazamento. Em questão de poucos milésimos de segundos, um balde cheio fica vazio. Portanto, para a memória dinâmica funcionar, a CPU ou o controlador de memória tem decarregar todos os capacitores mantendo um 1 antes que eles descarreguem. Para isto, o controlador de memória lê a memória e então grava nela de volta. Esta operação de atualização (mais conhecida como refrescamento) acontece automaticamente, milhares de vezes por segundo.





















O capacitor em uma célula de memória DRAM é como um balde furado.
Ele precisa serrefrescado periodicamente ou descarregará para 0.
O nome DRAM vem desta operação de refrescamento. A memória DRAM tem de ser refrescada de forma dinâmica, constantemente, ou perde o que está guardando.
O aspecto negativo de todo esse refrescamento é que leva tempo e deixa a memória lenta. As células de memória são gravadas em uma pastilha de silício em uma série de colunas (bitlines) e linhas(wordlines). O cruzamento de um bitline e um wordline constitui o endereço da célula de memória.



Nestas figuras, as células vermelhas representam os 1s e as células brancas representam os 0s, uma coluna é selecionada e então as linhas são carregadas para gravar os dados na coluna específica.
A memória DRAM funciona enviando uma carga através da coluna apropriada (CAS) para...
tracking img