Sistema dutoviário de transporte

CENTRO EDUCACIONAL TECNOLÓGICO – CEDTEC



ADAILTON NOGUEIRA

ISLANE SANTIAGO DE ARRUDA

JÉSSICA FRANKLIM

LARYSSA LIMA SILVA

LEILANE ALVES DA SILVA

TONIELISON VIEIRA

















TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

















SÃO MATEUS – ES

2012

CENTRO EDUCACIONAL TECNOLÓGICO – CEDTEC













TRANSPORTE DUTOVIÁRIOTRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO CURSO DE LOGÍSTICA, DA TURMA “A”, DO MÓDULO II, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR GEORGE CARRILLIO PIROLA, DA DISCIPLINA DE GESTÃO DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTES.













SÃO MATEUS – ES

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DEFINIÇÃO

HISTÓRIA DO MODAL DUTOVIÁRIO NO BRASIL E NOMUNDO

TIPOS DE DUTOS E TIPOS DE CARGAS TRANSPORTADAS NO MODAL DUTOVIÁRIO

VANTAGENS E DESVANTAGENS

MATERIAIS CONSTITUINTES

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E MONTAGENS DE DUTO

A LOGÍSTICA APLICADA A DUTOVIAS: PESSOAL, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS

LEGISLAÇÃO QUE REGE A IMPLANTAÇÃO E A OPERAÇÃO DAS DUTOVIAS

PETROBRAS - TRANSPETRO

OLEODUTOS E GASODUTOS OPERADOS

CONCLUSÃOREFERÊNCIAS





















INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir, tem como principal objetivo, dispor o conteúdo aqui apresentado para melhor compreensão a cerca do Modal Dutoviário de Transporte.

O mesmo abordará suas principais características, história e desenvolvimento no Brasil e no mundo, tipos de dutos e cargas transportadas, vantagens e desvantagens.

O transportede cargas é um importante alicerce da economia de um país e um setor determinante para as exportações, as quais causam importante impacto na produção e geração de empregos em diversos outros setores.

No Brasil, cerca de 60 % de toda produção é transportada pela malha rodoviária, as ferrovias são responsáveis por apenas 21% e o modo aquaviário por 14%. Já os sistemas aéreo e dutoviário,abordado neste estudo, não chegam a 5% da produção.

























MODAL DUTOVIÁRIO DE TRANSPORTE

Entende-se por transportes dutoviários aqueles efetuados no interior de uma linha de tubos ou dutos realizados por pressão sobre o produto a ser transportado ou por arraste deste produto por meio de um elemento transportador.

Toda dutovia deve ser constituída detrês elementos essenciais: os terminais- com os equipamentos de propulsão do produto-, os tubos e as juntas de união destes.

Neste modal, à diferença dos demais, o veículo que efetua o transporte é fixo enquanto que o produto a ser transportado é o que se desloca, não necessitando assim, na maior parte dos casos, de embalagens para o transporte.

Esta modalidade de transporte vem se revelandocomo uma das formas mais econômicas de transportes para grandes volumes de cargas como o gás natural, petróleo e derivados, especialmente se comparados com os modais rodoviário e ferroviário. Quando um duto é utilizado para o transporte de diversos tipos de produto, ele pode ser chamado de poliduto.

A HISTÓRIA DO MODAL DUTOVIÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO

As tubulações já eram conhecidas como meiode transporte de líquidos desde a Antiguidade. Podem ser citados os casos de tubulações construídas com chumbo por gregos e romanos.

As primeiras utilizações de condutos voltadas para a indústria foram referentes à coleta de petróleo dos poços produtivos até as estações centrais de produção. A dificuldade encontrada foi transportar o petróleo bruto até as primeiras plantas de processamento e, emseguida, distribuir seus derivados. Como o traçado das ferrovias não passava pelas áreas de produção, a solução mais imediata foi transportar o petróleo bruto em barcos, pelos rios da região.

Em 1965 foi construído o primeiro oleoduto para transporte de hidrocarbonetos, com 2” de diâmetro que era de ferro fundido e ligava um campo de produção à uma estação de carregamento de vagões, a uma...
tracking img