Sistema distribuido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERÍSTICAS Threads

a) Variáveis locais da thread são alocadas em memória estática própria
b) Todas as threads de um processo compartilham a memória e os recursos desse processo

FUNCIONALIDADE Threads

Permitir a exploração do paralelismo real oferecido por máquinas multiprocessadores.
Aumentar número de atividades executadas por unidade de tempo (throughput).
Aumentar tempo deresposta, possibilidade de associar threads a dispositivos de entrada/saída.
Sobrepor operações de cálculo com operações de entrada e saída.

THREADS EM LINUX

As threads em Linux são completamente diferentes da maioria dos outros sistemas operando-se devido à natureza aberta da fonte Linux.
Linux não suporta multithreading, porque estes são mais prováveis de deixar de funcionar.
Com amultithreadeds há diversos objetos que são escondidos das aplicações e podem ser compartilhados imediatamente.
O núcleo do Linux copia os atributos do processo corrente para o que está sendo criado. É o procedimento de fork-exec. O Linux, entretanto, prevê uma segunda forma de criação de processos: a clonagem. Um processo clone compartilha os recursos (arquivos abertos, memória virtual, etc.)com o processo original. Quando dois ou mais processos compartilham as mesmas estruturas, eles atuam como se fossem diferentes threads no interior de um único processo. O Linux não diferencia as estrutura de dados de threads e de processos, e por conseqüência, ambos são tratados indistintivamente por todos os mecanismos de gerência do núcleo. Essa característica é mais visível no escalonamento:threads e processos são tratados da mesma forma. A vantagem de criar threads está associada ao seu custo de criação (tempo), elas são criadas mais rapidamente que processos, pois não necessitam copiar os atributos do processo original, basta inicializar ponteiros de seu descritor de processos de forma que eles
referenciem as áreas já existentes do processo que está sendo clonado.

WINDOWS 2000A unidade de escalonamento do Windows 2000 é o conceito de thread. A cada processo está associado, no mínimo uma thread. Cada thread pode criar outras. Essa organização permite a execução concorrente dos processos, além de possibilitar uma concorrência entre as threads que pertencem a um mesmo processo.
As threads de qualquer processo podem em máquinas multiprocessadoras, ser executadas emqualquer processador. Dessa forma o escalonador do Windows 2000 atribui uma thread pronta para executar para o próximo processador disponível. Múltiplas threads de um mesmo processo podem estar em execução simultaneamente. Implementa mapeamento uma-para-uma.
Cada thread contém: um identificador da thread, conjunto de registradores, pilhas de usuário e kernel separadas, área de armazenamento dedados privados.

Virtualização
A virtualização de recursos computacionais é um tema recorrente em trabalhos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo diversas áreas da computação. A abstração oferecida pelas máquinas virtuais permite mapear recursos reais de uma mesma arquitetura às necessidades de diferentes sistemas e aplicações, contribuindo para a flexibilidade, a portabilidade, ainteroperabilidade, a segurança e a gerenciabilidade de sistemas de software,
Em um ambiente virtualizado, as tarefas de gerenciamento, escalonamento e alocação dos recursos disponíveis são executadas por um Monitor de Máquinas Virtuais(MMV). Este monitor virtualiza o hardware existente, oferecendo uma interface individual para cada máquina virtual, permitindo desta forma uma execução transparente eindependente de uma arquitetura específica, sendo muito útil para administradores que buscam a consolidação de seus sistemas, aproveitando ao máximo o hardware disponível; alem de proporcionar um sistema mais seguro que nos casos em que os serviços executam todos sobre o mesmo sistema físico.
Dentre as soluções de virtualização mais populares atualmente, destacam-se Xen e VMware, ambas voltados à...
tracking img