sistema digestorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. SISTEMA DIGESTÓRIO

1.2 O trato digestório e os órgãos anexos do sistema digestório constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se entende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamada de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do trato digestório incluem: boca, faringes, esôfago estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Osórgãos anexos incluem as glândulas salivares, dentes, fígado, vesícula biliar e pâncreas. As glândulas salivares liberam suas secreções no interior da cavidade bucal, enquanto o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas liberam as suas secreções no interior do intestino delgado. As quatro funções do sistema digestório são: ingestão, digestão, absorção e alimentação (BARBARA HERLIHY E NANCY K. MAEBIUS,P.388).

1.3 As duas formas de digestão são a mecânica e química. A digestão mecânica é quebrada de partículas alimentares grandes e menores, por meios físicos. Esse processo é geralmente realizado por mastigação e por trituração resultado da ação dos músculos do trato digestório. A digestão química é modificação química do alimento. Por exemplo, uma proteína modifica-se quimicamente emaminoácidos. As substâncias químicas assim como enzimas, o ácido e a bile- executam a digestão química. Os produtos finais da digestão (nutrientes) são absorvidos na sua passagem através do revestimento do trato digestório para o inferior do sangue. Os nutrientes digeridos são levados a todas as células no corpo. O alimento que não pode se digerido e absorvido é alimento do corpo como fazer, ou seja, aeliminação dos resíduos produzidos no ultimo estágio do processo digestório. Uma certa quantidade de água também é eliminada nas fezes (BARBARA HERLIHY E NANCY K. MAEBIUS, P.388).

2. CAMADA DO TRATO DIGESTÓRIO

2.1 MUCOSA
2.1.2 A camada interna do trato digestório, a mucosa, é composta de uma membrana mucosa, cujas células especializadas (glândulas) secretam muco, enzimas digestório ehormônios. Alguns ductos de glândulas exócrinas abrem no interior da luz do trato digestório (BARBARA HERLIHY E NANCY K. MAEBIUS, P.388).


2.2 SUBMUCOSA
2.2.1 A submucosa é uma camada espessa de tecido conjuntivo frouxo que fica próximo á mucosa e contém vasos sanguíneos, nervos, glândulas e vasos linfáticos (BARBARA HERLIHY E NANCY K. MAEBIUS, P.388).

2.3 CAMADAS MUSCULARES
2.3.1 A terceiracamada do trato digestório é a camada muscular, que apresenta duas camadas de músculos lisos uma camada circular interna e uma camada longitudinal externa. As fibras nervosas da visão autônoma do sistema nervoso também estão entre as duas camadas de músculos. A camada muscular é responsável pelos vários tipos de movimentos no trato digestório, como os movimentos de mistura que ocorrem no estômago.As contrações e o relaxamento retidos dos músculos do estômago digerem mecanicamente o alimento e mistura as partículas com o suco gástrico (BARBARA HERLIHY E NANCY K. MAEBIUS, P.388).

2.4 SEROSA
2.4.1 A membrana mais externa do trato digestório é a serosa. Ela secreta um fluido seroso no interior da cavidade abdominal (não no interior do trato digestório) Esse processo promove umalubrificação dos órgão abdominais, evitando que eles sofram atrito uns contra os outros (BARBARA HERLIHY E NANCY K. MAEBIUS, P.390).

3. BOCA

3.1 O trato digestório começa na boca, também chamada de cavidade bucal. A cavidade bucal contém estruturas que auxiliam no processo digestório, incluindo os dentes, língua, glândulas, salivares e varias outras estruturas (BARBARA HERLIHY E NANCY K. MAEBIUS,P.390).

4. LÍNGUA

4.1 A língua é um órgão muscular que ocupa o assoalho da cavidade bucal e exerce duas funções importantes no processo digestório. Primero, ela facilita a mastigação e a deglutição por meio de movimentos da boca. Segundo, a língua nos permite sentir o gosto do alimento (BARBARA HERLIHY E NANCY K. MAEBIUS, P.392).

5. GLÂNDULAS SALIVARES

5.1 Três pares de glândulas...
tracking img