Sistema digestorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS APARICIO CARVALHO – FIMCA
CURSO DE FARMACIA






ANGELICA ARRIATES DE OLIVEIRA; EDINELIA LIMA PEREIRA; ELIZA VERÔNICA SOUZA MARINA MAIA; SANDRA SOARES DE JESUS; SHIRLEI CRISTINA GOES SILVA; VERA LUCIA FERREIRA MUGRABI




MEDIASTINO, PLEURA, PULMÕES E MECANISMO DA RESPIRAÇÃO.







PORTO VELHO / RO
2012
ANGÉLICA ARRIATES DE OLIVEIRA; EDINÉLIA LIMAPEREIRA; ELIZA VERONICA SOUZA MARINA MAIA; SANDRA SOARES DE JESUS; SHIRLEI CRISTINA GOES SILVA; VERA LÚCIA FERREIRA MUGRABI





MEDIASTINO, PLEURA, PULMÕES E MECANISMO DA RESPIRAÇÃO.






Trabalho elaborado como requisito de avaliação de nota parcial da disciplina de Anatomia Humana docurso de Farmácia pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA . Ministrado pela professoraGrace Kelly.







PORTO VELHO / RO
20012
INTRODUÇÃO


Respiração é a obtenção da energia, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio.O sistema respiratório, no ser humano, é formado pelos seguintes órgãos: Fossas nasais faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os Pulmões são formados pelos brônquios, bronquíolos e alvéolos.
Os pulmõeslocalizam-se na cavidade torácica, são envolvidos por uma membrana denominada pleura, possuem 25 cm de comprimento. É o principal órgão do aparelho respiratório, responsável pelas trocas gasosas.
O diafragma é um músculo localizado abaixo dos pulmões, responsável pelos movimentos respiratórios.
Nos movimentos respiratórios estão envolvidos a Inspiração que é a entrada do ar nos pulmões. Onde ocorrea contração do diafragma e dos músculos intercostais e aexpiração éa saída do ar dos pulmões onde ocorre o relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais.Estão envolvidos na respiração aInspiração que é a entrada do ar nos pulmões. Onde ocorre a contração do diafragma e dos músculos intercostais e a expiração é a saída do ar dos pulmões onde ocorre o relaxamento do diafragma e dos músculosintercostais.
O mediastino é uma das três cavidades em que está dividida a cavidade torácica. É o espaço entre as regiões pleuropulmonares e se estende no sentido crânio-caudal da abertura torácica superior (ou anterior) ao diafragma.O mediastino compreende em um superior, acima do nível do pericárdio, e três divisões inferiores, denominadas anterior, média e posterior.
Pleura é a membrana quecobre a superfície exterior dos pulmões e reveste o interior da cavidade torácica. pleura a tem a consistência de papel de tecido molhado e parece se agarrar aos pulmões.




MEDIASTINO

O mediastino é uma das três cavidades em que está dividida a cavidade torácica. É o espaço entre as regiões pleuropulmonares e se estende no sentido crânio-caudal da abertura torácica superior (ou anterior)ao diafragma. O mediastino contém: o coração, as partes torácicas dos grandes vasos e outras estruturas importantes (por exemplo, as partes torácicas da traquéia, do esôfago, o timo, a parte do sistema nervoso autônomo e sistema linfático).
O mediastino compreende em um superior, acima do nível do pericárdio, e três divisões inferiores, denominadas anterior, média e posterior. O mediastinomédio contém o pericárdio e o coração. O mediastino anterior está localizado na frente do pericárdio e atrás do esterno, sendo seu principal componente o timo. O mediastino posterior está situado atrás do pericárdio. Contém entre outras estruturas o esôfago e a aorta torácica. O mediastino superior contém o esôfago e a traquéia posteriormente e anteriormente o timo e entre eles os grandes vasosrelacionados ao coração e ao pericárdio
A mediastinoscopia é o procedimento cirúrgico que explora o mediastino superior. A mediastinoscopia é utilizada como método diagnóstico de patologias tumorais e no estadiamento do carcinoma de pulmão.
A caixa torácica é dividido pelo mediastino em duas cavidadespleura-pulmonares, que abrigam os pulmões, traquéia e brônquios. Os limites do mediastino são:...
tracking img