Sistema digestivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Básica 2,3 Prof. Carlos Teixeira

Ciências Físico-Químicas



Índice

Sumário ou Objectivo

Com esta actividade experimental pretendemos mostrar a decomposição daluz branca. Quando iluminado por luz branca, um objecto pode deixar de reflectir todas as cores; ao contrário, pode absorver algumas. Assim, um corpo verde, por exemplo, reflecte principalmente overde e absorve as outras cores. Durante esta experiencia vamos tentar esclarecer todas as vossas duvidas e a pergunta que muitos colocam: “ porque é que os objectos têm cor?”

Introdução teóricaComposição da luz

Com uma rede de difracção e usando a luz branca de um retroprojector, podemos também ver a mesma decomposição e a mesma paleta de cores. Uma rede de difracção é apenas um conjuntoorganizado de riscas, muito muito próximas umas das outras (cerca de 600 riscas por milímetro). Uma rede de difracção que todos conhecem é a superfície de um CD.
Se podemos separar a luz branca emtodas as cores do arco-íris, também podemos seguir o processo inverso e juntar todas as cores no branco. Consideremos as três fatias principais resultantes de decomposição da luz branca, a do azul, ado verde e a do vermelho.

Cor dos objectos
Porque é que os objectos que nos rodeiam têm cor? A mesma montagem com luz branca de um retroprojector e uma rede de difracção é adequada para percebermosa que é devida a cor dos objectos que nos rodeiam.
Uma camisola é vermelha, um caderno é amarelo, um guarda-chuva é verde... porque a luz interactua com os materiais.
Como já estudamos osmateriais, em última análise, são todos formados por átomos e moléculas e estas contêm electrões, que podem transitar de uns níveis de energia para outros, absorvendo ou emitindo radiação.
Todos os materiaisque absorvem radiação na zona do visível têm cor (chamam-se corantes). Existe uma infinidade de corantes, uns naturais (como a clorofila que dá a cor verde às plantas ou a porfirina de ferro que dá...
tracking img