Sistema digestivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Organização do Sistema Digestório

O sistema digestório humano é do tipo completo, ou seja, existe boca e ânus
É formado por um longo tubo musculoso, com cerca de 9m de comprimento , ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão (São glândulas cujas secreções auxiliam na digestão dos alimentos dentro do tubo digestivo). São elas:
glândulas salivares, fígado epâncreas.Apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
A parede do tubo digestivo, do esôfago ao intestino, é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.
O processo de digestão tem início na boca (a abertura de entrada ao tubo digestório), que é rodeada pelos lábios que auxiliam a tomada de alimento, onde este étriturado pelos dentes e língua, umidificado pela saliva, que inicia a quebra de moléculas de amido. Essa mistura de alimento triturado e saliva forma o bolo alimentar.
A boca segue-se a faringe situada na região da garganta, que leva ao esôfago, um tubo fino e de paredes musculosas que atravessa o diafragma ( membrana musculosa que separa o tórax do abdome).
Este comunica-se com a estômago,uma bolsa de paredes musculosas localizado no lado esquerdo e superior do abdome, a comunicação do esôfago com e estômago é feita por meio da cárdia ou esfíncter cárdico, uma válvula cujo o orifício pode se fechar pela contração de um anel de musculatura lisa que o cerca. A cárdia relaxa-se e abre-se para permitir a passagem do bolo alimentar para o estômago.
O estômago comunica-se com ointestino delgado por meio de uma válvula semelhante a cárdia, o piloro ou esfíncter pilórico. O relaxamento da musculatura do piloro permite a passagem do conteúdo estomacal para o duodeno. Anéis musculares como os presentes na cárdia e no piloro que atua como válvulas são genericamente denominados esfíncteres, estando presentes também na junção entre o intestino delgado e o intestino grosso, e noânus.
O intestino delgado é um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4 cm de diâmetro, dividido em 3 regiões : Duodeno, Jejuno e Íleo. No duodeno desemboca um ducto chamado de canal colédoco, que trás as secreções produzidas no pâncreas e no fígado.
Ao intestino delgado segue-se o intestino grosso, com cerca de 50 cm de comprimento e entre 6 e 7 cm de diâmetro, sendo dividido em 3 partes :Ceco, colo e reto. O ceco é uma bolsa de fundo cego, situada perto da junção com o intestino delgado. Na extremidade fechada do ceco localiza-se o apêndice vermiforme ou apêndice cecal, uma pequena bolsa tubular do tamanho de um dedo mínimo. O ceco e o apêndice parecem não desempenhar nenhuma função importante nos seres humanos. O colo em forma da letra “ U” invertida e é dividido em 4 regiões:colo ascendente , colo transversal, colo descendente e colo sigmóide. A ultima parte do intestino grosso é o reto que termina no ânus.

Glândulas Anexas
2.1 Pâncreas

É uma glândula semelhante às glândulas salivares, com cerca de 15 cm, situada na cavidade abdominal, na alça do duoden., A secreção externa dele é dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsungdesemboca ao lado do canal colédoco na ampola de Vater. apresentando dois tipos básicos de células excretoras, endócrina e outra exócrina.
Exócrino: secretam suco pancreático que contem enzimas digestivas e bicarbonatos.
Endócrinos : produz hormônios importantes, como a insulina ( reduz a taxa de açúcar no sangue )
o glucagon ( aumenta a taxa de açúcar no sangue) , somatostatina ( inibe opancreas endócrino ) e polipeptideo ( inibe o pâncreas exócrino ).
As células pancreáticas secretoras de enzimas formam pequenas bolsas denominadas ácinos pancreáticos, dos quais partem ductos finos secretores que se difundem formando o ducto pancreático. Este junta-se ao ducto proveniente do fígado e forma o ducto colédoco, o qual desemboca no duodeno.

2.2 Fígado
É o maior órgão interno, e...
tracking img