Sistema digestivo e principais patologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª aula de sistema digestivo

Esôfago: órgão tubular oco revestido internamente por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado.

DRGE (Doença do refluxo gastro-esofágico) – (permite queo alimento volte ao esôfago, o qual não suporta o pH gástrico)


Esofagite de Refluxo


Esôfago de Barrett (metaplasia intestinal)


Adenocarcinoma doesôfago

P.S. Existe também o carcinoma de células escamosas (CCE) – neoplasia mais comum no esôfago. A neoplasia mais freqüente de um órgão é geralmente originada do epitélio que reveste aquele órgão.Frequencia de 30% no terço inferior do esôfago e 50% no terço médio.

DRGE: o conteúdo gástrico retorna para o terço inferior do esôfago e provoca inflamação (esofagite de refluxo). O suco gástrico éo fator irritante.
Etiopatogênese: suco gástrico (aumento da perda e da substituição do epitélio do esôfago ( ulceração (neoformação conjuntiva.
Fatores predisponentes: Incompetência funcional doesfíncter esofagiano por hipo ou atonia, hérnia de hiato (passagem de parte do conteúdo abdominal para a cavidade torácica através do hiato diafragmático), aumento da pressão intrabdominal (gravidez,tumor), obesidade.
REFLUXO ( ESOFAGITE (ESOFAGITE EROSIVA (ESOFAGITE ULCERADA (ESTENOSE
Através de mecanismos reparativos (fibrose), pode ocorrer estenose no esôfago. O estreitamento do lume podeprovocar disfagia.
Manifestações clínicas da DRGE: pirose, dor epigástrica, eructação, regurgitação (principalmente noturna), disfagia para alimentos sólidos, hemorragia e salivação abundante.

ESÔFAGODE BARRETT: processo metaplásico associado ao RGE, caracterizado pela substituição do epitélio escamoso do terço distal do esôfago por epitélio colunar simples secretor (metaplasia intestinal).Processo de natureza adaptativa, uma vez que o epitélio intestinal é naturalmente mais resistente às agressões da secreção ácida.
Permanência da agressão + tempo de evolução ( o fenômeno adaptativo...
tracking img