Sistema digestivo dos platelmintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os animais, caracteristicamente, são heterotróficos por ingestão, isto é, consomem carbono complexo de origem orgânica, digerindo-o posteriormente no interior do seu organismo, isto é, possuem uma digestão intracorporal. No entanto, o local onde ocorre a digestão não é sempre o mesmo, já que existem animais em que a digestão ocorre ao nível das células (digestão intracelular) eoutros que já possuem uma cavidade digestiva própria para a sua realização (digestão extracelular). 
No entanto, existem alguns animais que fogem a esta regra, os parasitas, que efectuam uma absorção do material já foi digerido. O processo digestivo normal é constituído por uma ingestão, um transporte e armazenamento, uma digestão, uma absorção e finalmente por uma egestão. 
O sistema digestivo, dosanimais que o possuem, é constituído por diferentes zonas onde estas funções possam decorrer, pelo que apresenta uma região receptora, uma região de transporte e de armazenamento, uma região de digestão e absorção e uma região de absorção de água e de concentração de resíduos. 

Sistema digestivo dos platelmintos
Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600milhões de anos. Esses animais têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme').
Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos,especialmente vertebrados.
Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismohospedeiro.
Digestão
Os sistema digestivo dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca.
As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringeprotátil (exteriorizada), o que facilita a captação de alimento, sugando.
As tênias não possuem sistema digestório, se alimentam por difusão, absorvendo os nutrientes pré-digeridos do hospedeiro.

Cnidário e Platelmintos
Os animais mais simples, como por exemploa hidra e a planária apresentam uma cavidade digestiva denominada cavidade gastrovascular, que possui uma única abertura. Essa cobertura,apesar de ser designada por boca, funciona cumulativamente como boca e como ânus. Por ela entram os alimentos e por ela saem os resíduos alimentares não aproveitados.
A digestão inicia-se na cavidade gastrovascular (digestão extracelular) por acção de enzimas lançadas para essa cavidade pelas células glandulares de gastroderme.
As partículas semidigeridas na cavidade gastrovascular sãofagocitadas por células digestivas da parede dessa cavidade, onde, em vacúolos digestivos, a digestão é completada pela hidrólise das macromoléculas por acção enzimática. Nestes animais coexistem, pois, os dois tipos de digestão: digestão extracelular e digestão intracelular.
As moléculas simples difundem-se depois para as restantes células do animal, enquanto os resíduos não digeridos são devolvidos àcavidade gastrovascular por um processo de exocitose, saindo juntamente com a água pela abertura dessa cavidade devido à contracção do corpo do animal.
A planária, apesar de não ter órgãos especializados, apresenta a cavidade digestiva já com alguma diferenciação. Existe uma faringe que se projecta para fora da boca, captando os animais de que se alimenta. Além disso, o tubo digestivo forma...
tracking img