Sistema digestório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O intestino delgado tem um forte componente digestório e um componente absortivo. A gente já falou da capacidade digestória do intestino delgado quando falou das enzimas pancreáticas, que são jogadas no duodeno promovendo a digestão das moléculas. Nesse suco, nos temos lipases, amilase e proteases.
O alimento sofre ação da amilase salivar ainda na boca (degradando amido), sofre também a ação dapepsina no estômago e das colagenases estomacais. Então, ao chegarmos no intestino delgado, as moléculas já estão particularmente quebradas. O intestino delgado é especializado em fazer absorção, para isso ele possui uma superficie muito grande. Para isso temos uma adaptação da mucosa que aumentar a sua superficie, apresentando lamelas, que irão aumentar a superficie. Não satisfeito com essaslamelas, sobre essas dobras, nos temos as vilosidades intestinais que são visiveis a olho nú. Ainda não satisfeitos, as celulas que revestem essas vilosidades possuem bordas em escova, que são as chamadas microvilosidades dessas celulas.
Então temos vários níveis de aumento de superfície, sendo ele astronomico. Essas celulas se descamam e morrem a uma taxa muito alta. No interior de cada vilosidade,nós temos uma rede de capilares, e ainda um vaso linfático de fundo cego que penetra em cada uma destas vilosidades. Então temos arteríolas (capilares), vênulas, e temos o vaso linfático com uma projeção para dentro de cada uma das vilosidades.
Essas celulas que possuem bordas em escova, produzem uma série de substancias importancias. Elas ainda produzem a enterocinase eas enzimas digestivas,e as substancias que elas produzem ficam presas na borda em escova. A musoca intestinal do intestino delgado produz enzimas digestivas. Então, o epitélio intestinal não é so absortivo e sim, digestivo, por produzir peptidases e dissacaridases. As peptidases são várias e as dissacaridases são apena três: lactase, sacarase e maltase. Então essas dissacaridases possuem a função de terminar com adigestão e quebrar os dissacarideos da dieta para serem absorvidos no intestino delgado.
Vamos pensar então nos três grupos de alimento: proteinas, lipideos e carboidratos.
Carboidrato: se voce se alimentou de amido ou glicogenio, o amido vai ser digerido parcialmente pela amilase salivar em maltose, e o glicogênio vai continuar glicogenio. No estômago nada acontece. No intestino delgado, o amidoque foi quebrado em maltose é quebrado em glicose e o glicogênio também é quebrado em maltose. Quando essa maltose encosta na borda em escova dessas células intestinais, sofrem a ação da maltase e se tornam glicose. A mesma coisa acontece na lactose e sacarose. Como é o processo de aborção? Na borda em escova existem respostas secundárias, que são geradas pelo co-transporte do sódio. Isso só épossivel porque na membrana basolateral da célula encontramos bombas de sódio e potássio ATPase, que tiram sodio da célula e adicionam potássio e consequentemente tambem adicionam a glicose. Então, tanto a glicose quanto a frutose que caem no intersticio, são capitados pelos capilares e são transportadas pelo sangue.
• Alimento com alto indice glicêmico: alimentos facilmente digeridos e absorvidos,p.ex. açucar, que não sofre a ação de degradação na boca, nem no estomago e só vai ser degradado ao entrar em contato com a borda em escova das celulas intestinais, sendo então rapidamente digeridas.
• Alimento com baixo indice glicêmico: alimentos que não são facilmente digeridos, por apresentarem componentes mais complexos para a seu degradação, p.ex. a batata, que sofre ação na boca da amilasesalivar, e termina de ser degradada no instetino delgado.
Lipídeos: passa pela boca e pelo estomago, chegando ao intestino. É um dos mais potentes estimuladores dos hormonios CCK, p.ex. Ai vem a amilase pancreatica e o suco biliar. O suco biliar tem a função de emulsificar essa gorduras, fazendo com que elas fiquem pequenininhas para que as lipases possam atuar e digerir esse lipideo. O...
tracking img