Sistema digestório

Páginas: 8 (1916 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
INTRODUÇÃO

Neste trabalho, vamos mostrar que através da alimentação que os seres vivos adquirem os nutrientes necessários para a vida, e para que os organismos possam absorver estes nutrientes é necessário que eles sejam quebrados em pequenas moléculas. Para que essas moléculas sejam quebradas existem processos químicos e físicos que acontecem no organismo. Estes processos acontecem no sistemadigestório.
O sistema ou aparelho digestivo é o sistema responsável por obter dos alimentos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc.
Através deste estudo poderemos observar que este sistema tem a forma de um tubo digestivo, por onde os alimentos transitam e sofrem seu processo de degradação. O tubo digestivo écomposto por uma sequência de órgãos, por onde os alimentos transitam. Esse sistema é constituído pela boca, faringe, esôfago, intestinos, canal anal e ânus. Também é constituído pelas glândulas anexas, cujas secreções ajudam na digestão dos alimentos ainda dentro do tubo digestivo, as glândulas anexas são glândulas salivares, fígado e pâncreas. O tubo digestório recebe as secreções das glândulasanexas para ajudar na digestão dos alimentos.
As substâncias não aproveitáveis pelo organismo são eliminadas, por isso poderemos observar que o sistema digestório é um sistema aberto.

SISTEMA DIGESTÓRIO

Os órgãos do sistema digestório se enquadram em dois principais grupos: Os órgãos do canal alimentar e os órgãos digestório acessórios.
O canal alimentar, também chamado de tratogastrointestinal é um tubo digestório muscular contínuo que serpenteia ao longo do corpo. Ele digere o alimento, quebra-o em fragmentos menores e través de sua superfície, absorve os fragmentos digeridos para o sangue.
Os órgãos do trato gastrintestinal são a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
Os órgãos acessórios são dentes, língua, vesícula biliar, glândulasdigestoras, glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Na boca, os dentes e a língua preparam o alimento para a digestão por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços misturando-os a saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas. A língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido. Na superfície da língua existem dezenas depapilas degustativas cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários: doce, azedo, salgado e amargo. A presença de alimento na boca, como sua visão e cheiro, estimula as glândulas salivares a secretar saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina, além de sais e outras substâncias.
A amilase salivar digere o amido e outros polissacarídeos (como o glicogênio), reduzindo-os emmoléculas de maltose (dissacarídeo). Os sais, na saliva, neutralizam substâncias ácidas e mantêm, na boca, um pH levemente ácido (6, 7), ideal para a ação da ptialina. O alimento, que se transforma em bolo alimentar, é empurrado pela língua para o fundo da faringe, sendo encaminhado para o esôfago, impulsionado pelas ondas peristálticas, levando entre 5 e 10 segundos para percorrer o esôfago. Atravésdo peristaltismo, você pode ficar de cabeça para baixo e, mesmo assim, seu alimento chegará ao intestino. Entra em ação um mecanismo para fechar a laringe, evitando que o alimento penetre nas vias respiratórias. Quando a cárdia (anel muscular, esfíncter) se relaxa, permite a passagem do alimento para o interior do estômago.

FARINGE
A faringe participa da glutição do bolo alimentar,direcionando-o ao esôfago e impedindo a entrada de alimento no sistema respiratório, com o qual também se comunica.
Os mecanismos envolvidos na deglutição são involuntários e bastante complexos, sendo apresentados aqui de forma simplificada. A faringe comunica-se com a laringe, onde estão as pregas vocais e a entrada da traquéia;comunica-se também com a parte posterior das narinas e com a entrada do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • SISTEMA DIGESTÓRIO
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • Sistema digestorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!