Sistema digestório

Páginas: 8 (1813 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
Sistema Digestório Humano
Digestão= conjunto de fenômenos físicos e químicos que transformam os alimentos em “pedaços” (moléculas) tão pequenos que possam atravessar as membranas celulares.
1. BOCA:
-dentes: mastigação / digestão física / facilita a ação das enzimas.
-língua: sentir sabores » estimula o sistema nervoso a iniciar a preparação para a digestão: insalivação, peristaltismo esecreção de suco gástrico. Movimentação dos alimentos / deglutição.
-glândulas salivares (sub-linguais, sub-mandibulares e parótidas) » saliva: água (umidifica o alimento) / enzima amilase salivar (digere amido) / anticorpos (imunoglobulinas – Ig) /pH 6,8
-diversas glândulas da mucosa bucal secretam mucina para tornar a saliva viscosa diminuindo o atrito do bolo alimentar com o esôfago.
2.FARINGE: - tonsilas (antigas amídalas) » faz parte do sistema imunológico.
3. ESÔFAGO:
-órgão oco, cerca de 25 cm de comprimento, liga a boca ao estômago.
-apresenta 4 camadas: - mucosa » feita de tecido epitelial / submucosa » feita de tecido conjuntivo / camada muscular lisa: circular e longitudinal ( a contração combinada destas duas camadas possibilita a ocorrência dos movimentos peristálticos )/ serosa » feita de tecidos epitelial e conjuntivo » reveste o tubo digestivo externamente.
-epiglote: durante a deglutição, os músculos do pescoço elevam a laringe (“pomo de adão”), fazendo com que a abertura que conduz ar à traquéia (glote) seja bloqueada por uma peça cartilaginosa, a epiglote. Após a passagem do alimento para o esôfago, a laringe abaixa, abrindo novamente a glote.
4.ESTÔMAGO:
-órgão oco, forma de J, volume de 1 a 2 L, também com quatro camadas como o esôfago.
-esfíncteres: cádia (esôfago-estômago) e piloro (estômago-duodeno). São anéis de músculo liso circular que controlam a passagem do material dentro do tubo digestivo, entre os vários segmentos.
-mucosa gástrica tem células produtoras de MUCO que protege o revestimento interno estomacal contra a ação do ácidoclorídrico.
-suco gástrico: HCl (pH em torno de 2,0 »ação bactericida e dissolve cimento intercelular » ajuda na digestão) / água e sais minerais/ enzima inativa pepsinogênio, que em contato com a acidez assume estrutura terciária ativa, passando a ser chamada PEPSINA (converte polipeptídeos em oligopeptídeos).
-renina (produção alta em bebês e em pequena quantidade nos adultos): açãofloculante das proteínas do leite fazendo que elas fiquem mais tempo no estômago sofrendo a ação proteolítica do pepsinogênio.
-quimificação: formação do QUIMO. Dependendo do tipo de alimento, 2 a 3 h após a ingestão, o bolo alimentar se transforma no estômago em uma massa cremosa e ácida. Esta massa é o quimo.
5. INTESTINO DELGADO (tubo de 3cm de diâmetro e de 7 a 8 m de comprimento, dividido em 3partes)
5.1. DUODENO:
-primeiros 30 cm, com forma de C. Recebe a bile (produzida pelo fígado e conduzida ao duodeno pelo canal colédoco) e o suco pancreático (produzido no pâncreas e conduzido ao duodeno pelo canal pancreático).
-bile: pH em torno de 8,5 devido ao NaHCO3 (bicarbonato de sódio). NÃO CONTÊM ENZIMAS. Tem ação emulsificante (detergente) das gorduras, fragmentando os lipídios.
-sucopancreático: pH em torno de 8,5 devido ao NaHCO3. Contêm enzimas proteolíticas (quimotripsina, tripsina, secretadas na forma inativa quimotripsinogênio e tripsinogênio, tornando-se ativas quando em contato com a enteroquinase secretada pela mucosa do intestino delgado), polissacaridase (converte amido e glicogênio em maltose), nucleases (Rnase e Dnase – convertem ácidos nucléicos em nucleotídeos)e lipases (convertem lipídos em glicerol, ácidos graxos e monoacilglicerois).
-suco entérico: secretado principalmente pela mucosa intestinal do duodeno e jejuno. Contêm enteroquinase (ativa as proteases do suco pancreático), dissacaridases (maltase, lactase e sacarase), oligopeptidases (converte oligopeptídeos em aminoácidos) e nucleotidases (convertem nucleotídeos em fosfato, pentoses, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • SISTEMA DIGESTÓRIO
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • Sistema digestorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!