Sistema difestório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DIGESTÓRIO

A grande divisão do sistema digestório compreende em canal alimentar e os órgãos anexos. Do 1º fazem parte órgãos situados na cabeça, no pescoço, no tórax, no abdome e na pelve. São eles: cavidade da boca, fauces, faringe, esôfago, estômago, intestinos (delgado e grosso) e o reto, que se abre no ânus. Os órgãos anexos compreendem as glândulas salivares, o fígado e opâncreas.

- Cavidade da boca:
Divide-se em vestíbulo da boca e cavidade própria da boca.
- Fauces:
Indica a estreita passagem entre a cavidade da boca e a faringe, ou, melhor ainda, a transição entre a cavidade da boca e a bucofaringe.
- Língua:
É um órgão muscular revestido por mucosa e que exerce importantes funções na mastigação, na deglutição, como órgão gustativo, ena articulação da palavra. Possui uma raiz de implantação e um corpo, no qual se distingue um dorso e um ápice. O ápice corresponde à extremidade anterior, arredondada, que faz contato com os dentes incisivos anteriores e inferiores. No dorso da língua, na junção dos dois terços anteriores com o terço posterior, nota-se o sulco terminal, em forma de V.
A porção anterior da língua apresentaas papilas linguais.
Palato duro (céu da boca)
Palato mole, úvula (campainha)
- Glândulas salivares:
Sua secreção, a saliva, é responsável pelo umedecimento, pela dissolução, pela lubrificação do alimento e pelo início da digestão de polissacarídios por ação de enzima. Uma função adicional é a de manter presente uma camada líquida que mantém a túnica mucosa da boca sadia efacilita a função dos botões gustativos.
Glândulas salivares menores (labiais, bucais, palatinas, linguais, incisivas e molares), Glândulas salivares maiores (parótidas, submandibulares e sublinguais.
Glândula parótida: é a maior glândula salivar e está situada lateralmente na face e anteriormente à orelha. Seu canal excretor, o ducto parotídeo, abre-se no vestíbulo da boca.
Glândulasubmandibular: localiza-se anteriormente à parte mais inferior da parótida, protegida pelo corpo da mandíbula. O ducto submandibular abre-se no assoalho da boca, abaixo da língua, próximo ao plano mediano.
Glândula sublingual: situando-se lateral e inferiormente à língua, soh a mucosa que reveste o assoalho da boca.
- Faringe:
Trata-se de um órgão visceral mediano, que faz parte dossistemas respiratório e digestório; constitui passagem comum para alimentos sólidos, líquidos e ar. Assim, ativa na deglutição e na respiração.
Está dividida em três parte: nasal, oral e laríngea.
A faringe é continuada pelo esôfago.
- Esôfago:
É continuado pelo estômago.
- Estômago:
É um órgão visceral, oco, com paredes estratificadas, e pode ser visto como umadilatação do canal alimentar que se segue ao esôfago e é continuado pelo intestino delgado.
Apresenta dois orifícios: um, proximal, de comunicação com o esôfago, o óstio cárdico, e outro distal, o óstio pilórico, que se comunica com a porção inicial do intestino delgado denominado duodeno.
Possui o Piloro que é o final que se comunica com o Duodeno.
Descrevem-se no estomago as seguintespartes:
a) cárdia: corresponde a junção com o esôfago
b) fundo: situada superiormente a um plano horizontal
c) corpo gástrico: corresponde à maior parte do órgão
d) parte pilórica: porção terminal, continuada pelo duodeno.
As duas margens do estomago são denominadas curvatura maior, à esquerda, e curvatura menor, à direita.
- Intestino delgado:
Nele são reconhecidostrês segmentos: duodeno, jejuno e íleo. Suas funções incluem completar a digestão, a absorção e a secreção. A digestão dos alimentos é completada pelo suco entérico (ou intestinal), que contém muco, enzimas e hormônios.
Duodeno: é a parte inicial do intestino delgado.
Jejuno-íleo: por não ter limite nítido na sua continuação com o íleo, pode ser descrito em conjunto como este....
tracking img