Sistema de triagem , tecnicas organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema deTriagem
Apenas emergências com situações de vida ou de morte têm prioridade sobre os sistemas de triagem.
Triagem é o processo pelo qual se determina a prioridade do tratamento depacientes com base na gravidade do seu estado. Este processo raciona eficientemente os cuidados quando os recursos são insuficientes para tratar todos os pacientes de imediato. O termo tem origem no francêstrier, que significa separar ou seleccionar. Existem dois tipos de triagem: simples e avançada. A triagem pode ter como objectivo determinar a ordem e prioridade dos cuidados de emergência, a ordem eprioridade do transporte de emergência ou ainda o destino do transporte do paciente.
A triagem pode também ser usada para pacientes que dão entrada nos serviços de urgência ou em sistemas telefónicosde aconselhamento médico, entre outros. Este artigo cobre o conceito de triagem aplicado nas emergências médicas, incluindo os cuidados pré-hospitalares, desastres e durante o tratamento nosdepartamentos de urgência.
A triagem teve origem na I Guerra Mundial por parte dos médicos franceses que prestavam cuidados de emergência nos hospitais de campanha perto das frentes de batalha. Muito se deveao trabalho de Dominique Jean Larrey durante as Guerras Napoleónicas. Até muito recentemente, a triagem, quer fosse realizada por um paramédico ou outrem, era frequentemente baseada na intuição, emvez de responder por uma avaliação criteriosa e sistemática. Os responsáveis pela remoção dos feridos de um campo de batalha ou pelos cuidados médicos dividiam as vítimas em três categorias:
*Aquelescom probabilidade de viver, independentemente do tratamento recebido;
*Aqueles com probabilidade de morrer, independentemente do tratamento recebido;
*Aqueles para quem a atenção médica imediatapoderá ter influência no prognóstico.
Este modelo simplista pode ainda ser aplicado hoje em inúmeras situações de urgência, sobretudo quando apenas existem um ou dois paramédicos para vinte ou mais...
tracking img