SISTEMA DE SELEÇÃO DA MATURIDADE DE FRUTAS PORTÁTIL PARA CEGOS

599 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI

ALEXANDRE DA SILVA ALBUQUERQUE
ANDRÉ MARQUES MIGLIANI
GUSTAVO LUIZ DE FREITAS ROSA

SISTEMA DE SELEÇÃO DA MATURIDADE DE FRUTAS PORTÁTIL PARA CEGOS

RESUMO

Em pleno século XXI, pode-se perceber que deficientes visuais além de conviver com os desafios físicos e psicológicos que a própria deficiência impõe, são obrigados a vencer as dificuldades do dia a dia e assim, se incluírem na sociedade para viver como cidadãos comuns.
Este projeto tem como objetivo, propiciar aos deficientes visuais a oportunidade de verificar a validade e qualidade de frutas com facilidade e praticidade, assim possibilitando que mais uma tarefa simples do dia a dia seja cumprida com excelência.
O sistema de seleção da maturidade de frutas portátil para cegos tem como intuito, verificar a maturidade de frutas através de suas cores utilizando lógica Fuzzy. Este equipamento permite que seja verificado se fruta escolhida está: apta para consumo imediato, apta para consumo posterior ou imprópria para consumo.
Este sistema tem como base um sensor desenvolvido com dois componentes: um LED RGB e um fototransistor. O LED RGB incide as cores primárias vermelho, verde e azul em diversos pontos sobre a amostra selecionada. Esta ação causa a reflexão da cor sobre o fototransistor que faz a análise a partir de sua curva de resposta e gera um sinal de tensão proporcional a reflexão que será amplificado, digitalizado e assim analisado via lógica implementada no microcontrolador PIC16F876A. A resposta de classificação da fruta é retornada ao usuário de forma sonora através do CI ISD 1760.
O LED RGB utilizado possui as cores: vermelho, verde e azul em um único escapsulamento, onde o ânodo é comum para cada uma das três cores.
O fototransistor utilizado encontra-se dentro do CI TSL-250R-LF. Este componente possui em seu circuito, o fototransistor e um amplificador operacional, onde se tem ótima resposta para o espectro

Relacionados