Sistema de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Curso de Engenharia Ambiental

Amanda Silva Peixoto
Diego Moraes Xavier
Fiamma Buchinger Alves
Jéssica Portugal Delfino Alves
Natalia Caroline Alves de Lima


Sistemas Distribuídos

Altamira
2012

Introdução
A área de gerenciamento de redes foi inicialmente impulsionada pela necessidade de monitoração econtrole do universo de dispositivos que compõem as redes de comunicação.
Atualmente as redes de computadores e os seus recursos associados, além das aplicações distribuídas, tem se tornado fundamental e de tal importância para uma organização, que elas basicamente "não podem falhar".
Isto significa que o nível de falhas e de degradação de desempenho considerados aceitáveis esta cada vez maisdiminuindo, sendo este nível igual até a zero, dependendo da importância da rede para uma instituição.

Sistema Distribuído
Um sistema distribuído é aquele que é definido como um conjunto de unidades de processamento independentes, que através da troca de comunicação e gerenciamento de sincronização pode processar uma aplicação em diferentes localidades em sistemas com características própriasdiferentes, dando a impressão ao usuário que toda a aplicação é gerenciada por um sistema único.
Quando falamos em sincronização, temos o conceito de sincronização em um sistema centralizado e no sistema distribuído. No sistema centralizado a sincronização é feita através do compartilhamento de áreas de memória, já no sistema distribuído ocorre à sincronização através da troca de mensagens. Aaplicação no sistema distribuído pode ser dividida em “partes” diferentes e ser processada em diversos núcleos de processamento.
O objetivo é criar a ilusão que a aplicação (ou as aplicações) está sendo processada em um único sistema, permitindo a sensação que tudo isso ocorre sem o compartilhamento de áreas de memória, no entanto, a sincronização é feita a partir de trocas de mensagens. Faz parte doobjetivo a situação da aplicação ser processada de modo que o ambiente que opera forneçam situações favoráveis ao compartilhamento de recursos, sabendo que diferentes recursos estarão disponíveis em unidades de processamento diferentes.
Exemplo de um sistema distribuído:
A própria internet afinal tem um conjunto de computadores independentes que se interligam mutuamente com o objetivo decompartilhar recursos, dando a impressão ao usuário que isso tudo é um único sistema.
Características de um sistema distribuído:
Primeiramente é importante ter a visão de que uma aplicação pode ter diversos tipos de complexidade possível, não apenas com relação ao custo computacional, mas também sob aspectos de gerenciamento e necessidade de recursos, ou seja, uma aplicação pode ser sincronizada entrealguns poucos computadores em uma pequena rede (até mesmo uma rede local) ou até mesmo aplicações que necessitem de um alto grau de sincronizações, como a utilização global da própria internet.
Otimização do compartilhamento de recursos: Isso significa estar apto para compartilhar com desempenho e segurança recursos físicos ou lógicos, como por exemplo, impressoras, scanners, dados, espaço em disco,processamento entre outros. Tudo isso é gerenciado por um software servidor.
É dever de o sistema distribuído refletir a estrutura organizacional que é pretendida a ele, isso significa que deve estar muito claro e declarado o objetivo da aplicação e os recursos com núcleos de processamento que serão dispostos. Talvez uma das características mais marcantes e presentes é a transparência, quandofalamos de transparência, é importantíssimo lembrar que da mesma forma que é um conceito importante e vital, ela foi dividida em diversas categorias.

Redes Locais (Local Area Networks - LANs)

Surgiram dos ambientes de institutos de pesquisa e universidades, o enfoque dos sistemas de computação que ocorriam durante a década de 1970 levava em direção à distribuição do poder computacional....
tracking img