Sistema de radio ne televisao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Introdução 1
2. Objectivos 2
2.1 Objectivo geral 2
2.2 Objectivos específicos 2
3. Definição de conceitos 3
4. Métodos de condicionamento de sinal 3
5. Microfone 6
5.1 História do microfone 6
5.2 Definição 6
5.3.2 Microfone a carvão 6
5.3.3 Microfone de cristal ou de cerâmica 7
5.3.4 Microfones capacitivos 7
5.4 Padrões de captação dos microfones 85.5 Especificações 9
6. Altifalantes 10
6.1 Breve Historial dos Altifalantes 10
6.2 Definição dos altifalantes 11
6.3 Princípio de Funcionamento 12
6.4 Tipos de Altifalantes 13
7. Conclusão 13
8. Bibliografia 14

1. Introdução
Quando a grandeza a medir não é eléctrica, recorre-se a transdutores para gerar uma imagem eléctrica da grandeza. Cada vez mais, o princípio detransdução (físico, químico ou óptico) é implementado ou auxiliado por microprocessadores, o que permite a obtenção de imagens eléctricas já digitalizadas da grandeza.
Os sinais analógicos têm de ser previamente condicionados a fim de estarem em condições óptimas de serem adquiridos.
O condicionamento de sinal passa por amplificar, filtrar e equalizar o sinal para que este ganhe níveis de tensãoadequados, com boa relação sinal/ruído e distorção harmónica mínima. A aquisição do sinal analógico culmina na sua amostragem e posterior conversão A/D.
O microfone e o altifalante são exemplos de transdutores que abordaremos neste trabalho.

2. Objectivos
2.1 Objectivo geral
* Condicionamento do sinal
* Falar do microfone e do altifalante

2.2 Objectivos específicos
* Métodos decondicionamento do sinal
* Tipos de microfones e altifalantes
* Funcionamento de ambos

3. Definição de conceitos

Ruído

Qualquer sinal indesejado que aparece no sinal digitalizado de um sistema de aquisição de dados é denominado ruído.

Condicionamento de sinal
Os sinais eléctricos gerados pelos sensores e transdutores devem ser optimizados para a escala de entrada do conversorA/D. Para isso, utiliza-se vários métodos, ou também chamados de condicionadores de sinal.

4. Métodos de condicionamento de sinal

• Amplificação – O tipo mais comum de condicionamento é a amplificação. Sinais de baixa intensidade devem ser amplificados para aumentar a resolução e reduzir o ruído. Para uma maior precisão, o sinal deve ser amplificado de forma que a máxima tensão do sinal aser condicionado coincida com a máxima tensão de entrada do conversor A/D;

• Isolamento – Outra característica comum no condicionamento de sinais é o isolamento dos sinais dos sensores/transdutores em relação à entrada do conversor, visando um aspecto de segurança. O sistema a ser monitorado pode conter sinais de alta tensão que podem danificar o conversor. Uma razão adicional para oisolamento é garantir que as leituras do equipamento de aquisição serão imunes a diferenças de potencial de terra ou tensões de modo comum. Quando as entradas do sinal adquirido pelo dispositivo se referem a um potencial terra, podem ocorrer problemas se houver uma diferença de potencial em duas terras. Esta diferença pode levar ao que se chama curto de terra, causando imprecisão na representação do sinaladquirido; ou a diferença é tão alta que ela pode danificar o conjunto do sistema de medição. Usando módulos de condicionamento de sinal isolados elimina-se o curto de terra e assegura-se que os sinais são adquiridos com precisão.

• Multiplexagem – Uma técnica comum para medir diversos sinais com um único equipamento de medição é a multiplexagem. O equipamento de condicionamento de sinal parasinais analógicos geralmente possui multiplexagem para uso com sinais de alteração lenta como temperatura. O conversor A/D mostra um canal, troca para o próximo, mostra, troca para o próximo, mostra e assim sucessivamente. Por mostrar muitos canais ao mesmo tempo, a taxa de amostragem efectiva de cada canal é inversamente proporcional ao número de canais mostrados.

• Filtragem – O...
tracking img