Sistema de proteção radiológica

Brasão dos Profissionais Tecnólogos em Radiologia
Após a dica de um leitor do Blog, falarei sobre o símbolo dos Tecnólogos, que na verdade é o mesmo símbolo dos Técnicos e de todos os profissionaisdas Técnicas Radiológicas. Quem dita isso é a RESOLUÇÃO CONTER N.º 06, DE 13 DE MAIO DE 2005, que fala sobre a cor da beca, anel, brasão e até juramento de formatura.

Confira aqui o significado donosso Brasão:

TRIFÓLIO - representa o símbolo internacional indicativo da presença de radiação ionizante, com a qual labutam os profissionais das técnicas radiológicas.
BASTÃO - representa o poderdaquele que tem a formação profissional o conhecimento técnico e científico das aplicações das técnicas radiológicas.
SERPENTE - representa a ÁTOMO - aqui apresentado em sua forma espacial,representado a energia, em todas as suas formas, simbolizando a aplicação da mesma em outras áreas nas quais atuam o profissional Tecnólogo e Técnico em Radiologia.
RODA DENTADA - simboliza as áreasindustriais, cuja atuação cabe também ao profissional das técnicas radiológicas.
ANO DE 1985 - representando o ano em que foi regulamentada a profissão (Lei nº 7394/85).ciência, a sabedoria e a transmissãodo conhecimento compreendido de forma sábia.


PORTARIA FEDERAL SVS - Nº 453, DE 1 DE JUNHO DE 1998

CAPÍTULO 2 - SISTEMA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA
PRINCÍPIOS BÁSICOS
JUSTIFICAÇÃOOTIMIZAÇÃO DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA
LIMITAÇÃO DE DOSES INDIVIDUAIS
PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Princípio da Justificação: Qualquer atividade envolvendo radiação ou exposição deve ser justificadaem relação a outras alternativas e produzir um benefício líquido positivo para a sociedade.

Princípio da Otimização: O projeto, o planejamento do uso e a operação de instalações e de fontes deradiação devem ser feitos de modo a garantir que os expositores sejam tão reduzidos quanto razoavelmente exeqüível = baixa (principio ALARA), levando-se em consideração fatores sociais e econômicas....
tracking img