Sistema de processamento de tranzação

769 palavras 4 páginas
-------------------------------------------------
Sistema de processamento de transações
-------------------------------------------------
Conceitos
Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem o nível operacional como monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros.
É o mais antigo tipo de sistema de informação e tem como principal objetivo responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações através da organização. Os SPTs capacitam as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Uma transação consiste na troca de valores que afetam a lucratividade ou o ganho global de uma organização. O SPT pode ser considerado o centro do sistema da empresa, apoiando a realização e monitorando das negociações.

As atividades do SPT compreendem a: * Coleta de dados: pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados ou informações; * Manipulação dos dados: cálculos, classificação, disposição... * Armazenamento: guarda dos dados em um ou mais bancos de dados; * Produção de documentos: podem ser impressos ou exibidos na tela do computador.
Portanto, esses sistemas são valiosas fontes de dados para o nível operacional da empresa e também para os níveis mais elevados da empresa.
A maioria dos SPTs têm: * Necessidade de processamento eficiente e rápido para lidar com grandes quantidades de entradas e saídas; alto grau de repetição no processamento; * Computação simples (adição, subtração, classificação, multiplicação); * Grande necessidade de armazenagem; * Em caso de pane no SPT, causa grande e grave impacto negativo na organização, e seu funcionamento afeta um grande número de usuários. *
Processamento de transações

Relacionados

  • Basis
    22926 palavras | 92 páginas