Sistema de posicionamento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de posicionamento global

O GPS (sistema de posicionamento global na sigla em inglês) foi criado para fins militares pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, órgão que coordena e supervisiona todas as unidades do governo ligadas à segurança nacional e às forças armadas.
O GPS é composto por três partes. A primeira é formada pelos satélites. A segunda, pelas estações terrestresespalhadas ao longo da linha do Equador, que monitoram as órbitas dos satélites. As estações também sincronizam os relógios de bordo dos satélites e atualizam os dados transmitidos. A terceira parte é o receptor propriamente dito, que as pessoas usam como guia. Os satélites ficam em órbita da Terra e fornecem por ondas de rádio as coordenadas geográficas a um receptor móvel, que fica com ousuário.
O sistema é formado por 24 a 32 satélites que operam em seis órbitas. Cada um dá a volta na Terra duas vezes por dia. Para determinar sua localização exata, o receptor capta sinais de quatro satélites. Ele calcula a distância que está de cada um dos satélites pelo intervalo de tempo entre a emissão e a recepção dos sinais.
A localização do receptor é obtida pela interseção de quatro pontos apartir das posições dos quatro satélites em um sistema de coordenadas geográficas (latitude, longitude, elevação).
Até os anos 80, o sistema era usado apenas pelos militares americanos, mas depois foi aberto para o uso civil.
Hoje em dia existem dois sistemas, o GPS americano e o russo. Em breve também entrar em funcionamento o Compras chinesas e o Galileu europeu.
Os novos sistemas são maisdo que bem-vindos. Pois o sistema americano é controlado pelo Departamento de Defesa dos EUA, é muito provável que em caso de guerra ele deixe de emitir sinais para o uso civil, o que criaria um grande problema de navegação em todo o mundo.

Atual
Esses satélites viajam ao redor do planeta a uma distância de 20.200 quilômetros e fazem uma órbita completa a cada 12 horas. 

Equipados comrelógios atômicos que tem precisão de bilionésimo de segundos, os satélites de GPS transmitem continuamente para os satélites receptores na Terra sinais digitais de rádio com informações sobre a localização e hora exata.
Dispositivos menores, como os navegadores GPS, não possuem um relógio atômico, o que interfere na precisão do tempo de viagem do sinal. É por esse motivo que, às vezes, surgem algunserros de posicionamento no momento em que os dispositivos traçam a rota a ser seguida. 

Para se ter uma ideia, enquanto os erros de posicionamento variam entre 7 e 15 metros nos navegadores GPS, na Estação Base, com equipamentos muito mais sofisticados, a margem de erro é de apenas 30 centímetros.
Tipos de receptores
Existem diferentes receptores GPS, desde diversas marcas que comercializamsoluções "tudo em um", até os externos que são ligados por cabo ou ainda por  Bluetooth. Geralmente categorizados em termos de demandas de uso em Geodésicos, Topográficos e de Navegação.
A diferenciação entre essas categorias, que a princípio pode parecer meramente de preço de aquisição é principalmente devido à precisão alcançada, ou seja a razão da igualdade entre o dado real do posicionamento,e o oferecido pelo equipamento. Sendo os mais acurados, com valores na casa dos milímetros, os receptores Geodésicos são capazes de captar as duas frequências emitidas pelos satélites (L1 e L2), possibilitando assim a eliminação dos efeitos da retração ionosférica. Os topográficos, que tem características de trabalho semelhantes à categoria anterior, porém somente captam a portadora L1, tambémpossuem elevada precisão, geralmente na casa dos centímetros. Ambas as categorias tem aplicações técnicas, e características próprias como o pós-processamento, o que significa que geralmente não informam o posicionamento instantaneamente (excepto os modelos RTK).
No caso da categoria de maior uso, a de navegação, embora possua menor precisão de posicionamento, tem inúmeras vantagens como o baixo...
tracking img